Enem digital: o que você precisa saber sobre esse novo modelo?

enem digital
6 minutos para ler

Menos impacto ambiental, agilidade na correção e mais flexibilidade para os alunos são algumas vantagens do novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio: o Enem digital. Devido à pandemia da Covid-19, as provas da edição 2020 do Exame foram adiadas para janeiro e fevereiro de 2021. No entanto, a principal mudança é a possibilidade de fazer a prova digitalmente.

Explicamos: a versão impressa da prova do Enem continuará existindo. Porém, de 2020 em diante, o Ministério da Educação (MEC) fará uma espécie de teste para que, gradualmente, o Enem possa ser aplicado apenas de forma digital. Nesta primeira experiência, cerca de 100 mil candidatos poderão optar por essa modalidade.

Quer entender como funciona o novo formato? Então continue a leitura e veja o que muda neste Exame que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil!

Como funciona o Enem digital?

Vamos às particularidades da prova em relação à estrutura, à data e ao local de realização.

Estrutura da prova

Em termos estruturais, o Exame segue o mesmo: 180 questões objetivas e uma redação argumentativa. A principal diferença em comparação ao modelo impresso é que as provas terão questões distintas, pois serão realizadas em datas diferentes. A mudança mais significativa no Enem digital é que os alunos responderão as perguntas pelo computador. Já a redação continuará sendo manuscrita.

Data de realização

Assim como na modalidade tradicional, o Enem digital ocorrerá em dois domingos consecutivos. Como dissemos no tópico anterior, as datas para as duas modalidades serão diferentes. Por isso, as questões dos cadernos de prova também se alteram, embora a estrutura seja mantida. Ao se inscrever para o Exame, o estudante escolherá o formato de sua preferência: impresso ou digital.

Local de realização

As provas do Enem digital serão realizadas nos laboratórios de informática das universidades que se disponibilizaram para a aplicação. O endereço virá designado no cartão de inscrição do candidato. Mas vale lembrar que nem todas as cidades contam com o formato digital, apenas algumas capitais. Portanto, quando for se inscrever, verifique se a sua localidade oferece essa opção.

Quem pode participar do Enem digital?

O Ministério da Educação pretende implementar o novo formato do Enem gradualmente. Isso significa que nenhum aluno será pego de surpresa com possíveis alterações que estejam fora da sua realidade. Tanto é que, a princípio, o MEC limitou a participação no Enem digital a 100 mil candidatos. Os demais concorrentes realizarão o Exame no formato impresso.

Não poderão optar pelo Enem digital os estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio, além daqueles que estão fazendo a prova somente como trainee. Importante ressaltar que as universidades que oferecem seus laboratórios para a realização das provas digitais devem se responsabilizar por toda a infraestrutura fornecida, zelando pela qualidade da conexão e solucionando eventuais problemas técnicos.

Qual a diferença entre o Enem digital e o presencial?

A diferença básica é que as questões serão feitas pelo computador, ou seja, no Enem digital não haverá os tradicionais cadernos de questões e o gabarito de papel. Uma semelhança é que, assim como na modalidade presencial, os fiscais credenciados vão supervisionar a aplicação das provas, repassando também as devidas instruções aos candidatos.

Por se tratar de uma medida recente, o MEC ainda não deu todos os detalhes sobre o funcionamento do Exame neste novo formato. Mas é provável que, ao optarem pela modalidade digital, os estudantes deverão se responsabilizar pelo deslocamento até o local de prova, onde acessarão o sistema do Enem. A correção promete ser muito mais ágil, já que não será necessário digitalizar os materiais para conferir os resultados.

Vale destacar também que, apesar de as questões das provas impressa e digital serem diferentes, o nível de complexidade será mantido, visando critérios justos no processo seletivo. O valor da inscrição também permanece, assim como as regras para quem deseja solicitar isenção. As demais informações a respeito da prova poderão ser encontradas na aba de inscrição do aluno no site do Enem.

Outro aspecto que o estudante precisa considerar é que, ao optar pela modalidade digital, ele não poderá alterar essa escolha depois. Então, esteja certo de que você tem familiaridade com as tecnologias e realmente quer fazer a prova nesta versão. Lembre-se de que, a princípio, as universidades que farão a aplicação digital não disponibilizam recursos de acessibilidade.

O Enem digital substituirá a prova impressa?

Como dissemos na introdução do post, a intenção do MEC ao aplicar o Enem digital a partir de 2020 é fazer um período de teste até que, aos poucos, o Exame possa ser realizado apenas no formato digital. Portanto, neste primeiro momento, o Enem digital não substituirá a prova impressa. Isso está previsto para acontecer somente de 2026 em diante. Ainda assim, a medida só será tomada se a fase de testes for positiva.

Caso este projeto escalonado seja bem-sucedido, o MEC considera aplicar várias provas digitais ao longo de um mesmo ano. Isso traz mais flexibilidade aos alunos, que terão novas oportunidades para ingressar no ensino superior e realizar o sonho de conquistar o diploma. Mas atenção: como o Enem continua sendo o principal meio de entrada nas universidades, não descuide da sua preparação para o Exame.

Seja no formato digital, seja no formato impresso, a prova continuará exigindo uma série de conhecimentos específicos, os quais só são acumulados com um bom tempo de aprendizagem e dedicação às disciplinas. Portanto, se você está ciente da importância de entrar na faculdade, comece hoje mesmo a montar seu cronograma de estudos, priorizando aquelas matérias que você tem mais dificuldade.

Não se esqueça também de tirar um tempinho extra para treinar a redação, pois de nada adianta mandar bem nas questões objetivas e perder pontos valiosos na escrita argumentativa. Assim, no final do percurso, sua preparação estará em dia e a ansiedade não baterá à sua porta nas vésperas do Exame. Aí é só confiar no que você estudou e comemorar a aprovação.

Este post sobre o Enem digital foi útil para você? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais e mantenha seus seguidores bem informados!

Você também pode gostar

Deixe um comentário