Concursos para direito são grandes possibilidades: saiba mais!

concurso direito
11 minutos para ler

A área de concursos para Direito é um segmento profissional bastante desenvolvido, tanto em relação ao número de oportunidades quanto à diversidade de opções. Aliás, muitas pessoas iniciam a graduação já com esse objetivo profissional em mente.

Os motivos para os alunos desejarem uma vaga no setor público estão relacionados aos ótimos salários oferecidos, à perspectiva de crescimento,  estabilidade no emprego e ao significado no trabalho. Assim, os cargos reúnem todos os elementos de uma boa opção de carreira

Que tal conhecer os concursos para direito públicos agora mesmo? Ao longo deste conteúdo, explicamos como funcionam as oportunidades para os profissionais do Direito no setor público, assim como as vantagens de ser concursado. 

Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o tema!

Concursos para Direito: o que você precisa saber?

Os concursos para Direito têm como característica principal a exclusividade para os bacharéis de graduações jurídicas..

Um diploma permite que você participe de concursos abertos a todas as áreas do ensino superior. Em direito isso não é diferente, é o caso dos concursos dos tribunais de contas e da Receita Federal, por exemplo, em que normalmente podem participar profissionais de Contabilidade, Administração e Direito.

No entanto, vale ressaltar que alguns concursos jurídicos exigem requisitos adicionais. No caso dos magistrados e promotores, é preciso ter 3 anos de experiência depois da colação de grau. Além disso , a contratação para ser advogado de empresas estatais requer a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Veja 7 possibilidades relacionadas aos concursos para direito

As oportunidades exclusivas de profissionais são diversificadas e atendem a muitos perfis profissionais, tendo em vista que existem inúmeras áreas do Direito. Logo abaixo, listamos as principais carreiras jurídicas do setor público. Confira:

1.Magistrado

Os juízes são responsáveis por resolver os conflitos de interesse na sociedade. Tais conflitos ocorrem quando uma pessoa entende estar apoiada na lei e faz exigência para outro indivíduo, que se recusa a cumprir a obrigação. 

Portanto, cabe ao magistrado analisar os casos, dentro do processo judicial, indicando quem tem a razão e tomando providências para que a decisão seja cumprida.

Para se tornar um juiz você deve:

  1. Se formar em direito;
  2. Possuir 3 anos de experiência na área jurídica;
  3. Prestar concursos para direito.

Portanto, se você se perguntava “É preciso ter OAB para ser juíz?” A resposta é não, pois não há permissão de advogar.

2. Promotor de justiça

O Ministério Público é uma entidade responsável por proteger os interesses da sociedade. Isso é feito por meio de medidas administrativas e judiciais contra crimes, más condições de trabalho, abusos no mercado de consumo, danos ambientais etc. 

Esse profissional pode atuar em setores de justiça militar, eleitoral ou do trabalho.

Para se tornar um promotor você deve:

  1. Se formar em direito;
  2. Aprovado na OAB;
  3. Possuir, no mínimo, 3 anos de experiência como advogado ou de prática jurídica geral.

3. Defensor público

O defensor público é o responsável por levar os interesses dos necessitados à Justiça. As atribuições são similares às de um advogado, e o profissional presta serviço público para quem demonstra não ter condições de pagar um profissional particular.

Para se tornar um defensor público você deve:

  1. Se formar em direito;
  2. Ser inscrito na OAB;
  3. Prestar concursos para direito.

Em alguns casos, é preciso que o candidato apresente atividade jurídica anterior.

4.Delegado de polícia

Os delegados de polícia cuidam da investigação e do controle dos crimes na sociedade, comandando as delegacias de polícia. É uma profissão bastante desejada por quem se identifica com direito criminal e segurança pública.

Para se tornar um delegado da polícia você deve:

  1. Se formar em direito;
  2. Prestar concursos para direito. 

Essa área, geralmente, possui concursos muito concorridos. Segundo pesquisas, até mesmo 7.000 candidatos por vaga. Por isso, é preciso estar preparado!

5. Advogados públicos

Os procuradores de estado e dos municípios e os advogados gerais da União são os responsáveis por defender o Poder Público na Justiça. 

Sendo assim, o processos para cobrar tributos atrasados, contestação de pedidos de reparação por erros do serviço público e defesa contra cobrança de dívidas por fornecedores são exemplos do dia a dia desses profissionais.

Para se tornar um advogado público você deve:

  1. Se formar em direito;
  2. Possuir, no mínimo, 3 anos de experiência jurídica;
  3. Aprovado na OAB
  4. Prestar concursos para direito.

6. Professor de Direito

Quem se identifica com a docência pode participar dos concursos para ser professor de universidade pública. Aqui, no entanto, é possível que sejam requisitados outros títulos, como mestrado e doutorado.

Portanto, você deverá ter:

  1. Se formado em direito;
  2. Possuir um mestrado / doutorado;
  3. Realizar concurso público. 

Para isso, é preciso dominar o assunto direito para concurso. Fique de olho. 🙂

7. Auxiliares da justiça

Também  fazem parte dos concursos de Direito as vagas para atuar no auxílio dos magistrados

Aqui, as funções de analista judiciário e escrivão, que cuidam do setor administrativo do tribunal, são as mais destacadas. Além desses, podemos citar os oficiais de justiça, que cumprem as ordens para serem executadas externamente e avaliam bens. 

Para se tornar um auxiliar de justiça você deve:

  1. Prestar concursos para direito.

Em alguns estados é necessário possuir bacharel em Direito, outros não. Procure saber como funciona no seu estado.

Resumindo:

  1. Quais os concursos para direito?
  • Magistrado (Juiz)
  • Promotor de justiça
  • Delegado de polícia
  • Defensor público
  • Advogados públicos
  • Professor de Direito
  • Auxiliares da justiça
  1. Quais os concursos de direito que não precisam de OAB
  • Magistrado (Juiz)
  • Delegado de polícia
  • Professor de Direito
  • Auxiliares da justiça
  • Advogado de empresa estatal

Curiosidade: O curso jurídico mais fácil de passar, devido a quantidade de vagas e requisitos, é o do IBGE. A prova é dissertativa.

Carreiras como advogado de empresa estatal e advogado empreendedor, ou seja, áreas que não exigem realização de concursos de direito, é só acessar esse conteúdo. Venha conferir as demais possibilidades. 😍

Quais as vantagens de passar em um concurso?

amigos comemorando olhar para o notebook
Os concursos para direito são muitos, abrangendo uma série de áreas do Direito.

A carreira pública oferece muitas vantagens.Listamos as três principais para que você dar uma olhadinha e ter a certeza que a graduação em Direito é para você! São elas:

🔒 Estabilidade funcional

Depois de 3 anos na função, é adquirido proteção contra demissões. Na prática, o profissional só perderá o cargo nas seguintes hipóteses:

  • Processo administrativo;
  • Reprovação em avaliação de desempenho;
  • Excesso de despesa com folha de pagamento;
  • Sentença judicial sem possibilidade de recursos.

No caso de juízes e de promotores, existe o benefício da vitaliciedade. Após 2 anos na função, apenas a sentença judicial pode gerar a demissão.

Em alguns concursos, como para advogado de estatal, pode acontecer a contratação pela CLT. Nesse caso, a demissão precisa ser justificada pelo órgão, não sendo livre como na iniciativa privada, mas não há estabilidade.

👵 Melhores condições de aposentadoria

A aposentadoria dos servidores novos tem sido modificada nos municípios e nos estados, depois da Reforma da Previdência. Logo, a tendência é não conseguir se aposentar com os vencimentos integrais.

No entanto, graças à estabilidade, o servidor não tem problemas com períodos sem contribuição, o que assegura uma aposentadoria pelo maior valor possível. É mais fácil atingir os tetos de remuneração estabelecidos pela lei.

⏫ Crescimento profissional

A aprovação no concurso insere o profissional dentro de uma carreira, e não apenas em um cargo fixo. Assim, mediante regras preestabelecidas de produtividade e de tempo de serviço, você avança posições e melhora a remuneração recebida.

Além disso, a Constituição Federal prevê o reajuste da remuneração para que, anualmente, sejam compensados os efeitos da inflação. Logo, enquanto o trabalhador da iniciativa privada pode ficar anos sem aumento, o funcionário público preserva o poder de compra do salário.

💲 Facilidades financeiras

As chances de conquistar bens próprios, como carro ou caso, é ainda maior aos funcionários públicos, pois as instituições financeiras oferecem alguns benefícios aos concursados devido aos pontos mencionados acima, assim como :

  • Maior período para quitação do empréstimo -varia de 12 a 96 meses;
  • Menos burocracia na contratação;
  • Taxa de juros mais baratas.

📝 Direitos

Além dos direitos previstos no CLT e os falados anteriormente, o profissional também recebe, por direito:

  • Adicional por tempo de serviço, ou seja, quanto maior o tempo, mais o alto o percentual.
  • As licenças remuneradas incluem afastamento de três meses a cada cinco anos trabalhados;
  • Possibilidade de realizar cursos de reciclagem e capacitação, licença-prêmio, licença não-remunerada por períodos de até dois anos.

Como pode ser a rotina de estudos do concurseiro?

O cronograma de estudos para concursos de direito não é uniforme. Existem as pessoas que separam alguns meses para se dedicar exclusivamente, enquanto outras preferem estudar um período mais longo com um número menor de horas por dia. 

Por isso, é comum também conciliar trabalho e estudo durante a preparação.

No entanto, é essencial que você entenda qual o melhor modelo de estudo para você, assim como entender o que é pedido em determinado concurso. Dê uma olhadinha nos exames anteriores e procure estudar o que mais caiu.

Geralmente, a diferença do estudo para provas do concurso está na preocupação com revisões e exercícios. Isso porque, como os concursos são extensos, é preciso usar técnicas de estudo para memorizar a matéria, tendo em vista que é requerido questões gerais e específicas do área ofertada, por exemplo, sendo necessário se preparar bastante e estudar o direito constitucional para concursos, se esse for o caso.

Para os concursos que exigem experiência depois de formado, o estudo é conciliado com a advocacia. Isso acontece porque basta assinar 5 atos exclusivos de advogado, em demandas judiciais diferentes, para comprovar a prática durante o ano. 

É igualmente importante escolher uma boa faculdade para ter as bases e os conhecimentos gerais que vão ajudar na sua preparação específica. Somando o esforço individual a uma graduação de alto nível, você pode conquistar uma vaga e colher os excelentes benefícios de trabalhar no setor público.

Como a Estácio pode ajudar?

Aqui na Estácio, atendemos às demandas dos nossos alunos não apenas com um ensino de qualidade, mas com diferenciais voltados para os objetivos específicos.

Isso acontece porque a formação em Direito é generalista. Logo, em alguns casos, precisamos de preparações complementares para atingir nossas metas, como é o caso do nosso preparatório para OAB com inteligência artificial, por exemplo.

Na área de concurso, temos uma parceria com a Damásio, que é a maior instituição focada na preparação para essas provas. Assim, o aluno tem acesso facilitado aos cursos, que, diferentemente da graduação, focam os assuntos para o cargo desejado, como Analista, Magistrado e Promotor.

Sendo assim, se você se interessou pela área de concurso de Direito, a Estácio traz uma solução completa para conquistar o diploma e realizar o estudo específico para as carreiras públicas do seu interesse. É por isso que convidamos você a conhecer a graduação.

Onde encontrar oportunidades para concurseiros de direito em 2021

Estando preparado para os concursos de direito, é hora de encontrá-los. Trouxemos alguns links que podem te ajudar nessa missão:

Para fazer a sua inscrição no curso de Direito, acesse a página do vestibular da Estácio e participe do processo seletivo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário