5 dicas valiosas sobre como estudar pelo celular

como estudar pelo celular
6 minutos para ler

O computador já é um aliado dos estudantes há algum tempo, mas o avanço das tecnologias trouxe tantas funcionalidades para os dispositivos móveis que vale a pena aproveitar a praticidade. Por exemplo, se você não sabe como estudar pelo celular, vai descobrir agora!

É claro que os livros e outras ferramentas de aprendizado não deixaram de ser importantes. Acontece que a realidade é que a maioria das pessoas tem um smartphone sempre por perto e isso pode facilitar muito a rotina de estudos.

Ter acesso a milhares de materiais sem carregar peso, acessar conteúdos durante uma fila de espera ou no trânsito, trocar mensagens instantâneas para tirar dúvidas e fazer anotações rápidas são algumas das vantagens envolvidas. Quer saber de que formas o celular é capaz de ajudar a estudar? Confira a seguir!

1. Aposte em PDFs

Deixe os livros e a papelada para quando estiver estudando em casa, porque tudo o que você precisa ler pode ser digitalizado em arquivos de PDF (um formato de arquivo desenvolvido pela empresa Adobe muito usado para documentos digitais).

Com um aplicativo apropriado, basta escanear o conteúdo que você quer guardar no celular para converter as informações para um PDF. Ao receber qualquer arquivo semelhante, também fica fácil abrir para fazer a leitura.

Tirar fotos das páginas é outra solução, mas nem sempre a qualidade vai ser preservada. Além disso, normalmente os apps oferecem funções como marcar o texto, localizar palavras específicas, adicionar comentários, entre outras.

2. Evite distrações

Sim, as distrações estão a um clique ou poucos segundos de distância quando você está com um celular na mão. Por muito tempo, essa foi uma das principais razões apontadas pelos críticos do uso da tecnologia nos estudos. Desviar a atenção e fugir do compromisso é realmente muito simples.

Porém, isso é algo que pode acontecer com qualquer estudante que tem acesso a uma televisão, rádio, notebook, tablet, celular etc. Aliás, perder o foco e ficar distraído é algo muito comum que nem precisa da tecnologia para ocorrer, não é verdade?

O grande desafio de quem está comprometido com a missão de estudar em casa é justamente se esforçar para afastar as fontes de distração. Uma opção é usar ferramentas que bloqueiam determinados sites ou aplicativos durante o horário em que você se programou para estudar. Ou seja, nada de redes sociais, jogos e diversão.

Outra dica mais simples que pode funcionar é ajustar o alarme para apitar de tempos em tempos, oferecendo um momento de descanso em que as distrações serão liberadas. O detalhe é não deixar que esses intervalos sejam tão frequentes ou longos a ponto de prejudicar seu desempenho.

3. Participe de grupos de estudos

Uma das maiores utilidades dos celulares é a comunicação, certo? Para milhões de pessoas no mundo inteiro esse é o principal meio para conversar com amigos, familiares e colegas de escola ou trabalho.

E por que não aproveitar essa oportunidade de trocar mensagens em tempo real para estudar? Monte um grupo de estudos para tirar dúvidas, trocar dicas e compartilhar experiências. Assim você pode ajudar e ser ajudado, o que deve favorecer bastante o seu aprendizado.

O segredo para que o grupo funcione é estabelecer regras. Em conjunto, definam que tipo de conteúdos e atitudes serão permitidos para que tudo não acabe virando bagunça. O ideal é separar o grupo de estudo das conversas casuais.

4. Ouça podcasts

Apesar de não serem tão recentes, os podcasts ainda são novidade para muita gente. Aqui no Brasil, a tendência surgiu há pouco tempo e a boa notícia é que podemos dizer que estamos vivendo um pico de produção de conteúdo nesse estilo.

Para quem quer tirar um pouco de folga das leituras e aprender de um jeito diferente, o formato de áudio é uma ótima alternativa. Sem falar que é possível estudar fazendo outras coisas, como arrumando algum cômodo da casa, cozinhando, dirigindo ou fazendo um exercício físico.

Sua principal tarefa é descobrir canais de podcasts que explorem os temas que fazem parte do seu objeto de estudo. Eles podem ser encontrados em plataformas como o Spotify e SoundCloud, além dos próprios sites dos projetos.

Os assuntos são muito variados, desde matérias cobradas no vestibular ou em concursos até tópicos bem específicos. Acompanhar canais de notícias também é uma boa ideia para manter-se sempre informado sobre o que acontece todos os dias.

Então, ligue o som ou coloque um fone de ouvido e preste atenção no papo dos seus “podcasters” preferidos para aprender de graça. Confira as nossas sugestões:

  • sobre História — Escriba Café;
  • para melhorar o inglês — Domine Inglês;
  • sobre assuntos variados e atualidades — Mamilos;
  • sobre política — Foro de Teresina;
  • para conferir as principais notícias — Café da Manhã;
  • sobre Filosofia — Filosofia Pop;
  • para estudar para o vestibular — Resumov.

5. Use apps para organizar suas metas diárias

Pode ser que você já tenha todos os materiais para estudar e não queira usar o celular para acessar conteúdos. Mesmo assim, o aparelho é capaz de contribuir de forma complementar com o seu processo de aprendizado.

Não sabe como? Por exemplo, usando aplicativos para organizar a sua rotina. O sucesso de todo estudante requer uma boa gestão de tempo, principalmente para aqueles que têm outras atividades no dia a dia — como trabalhar, cuidar da casa e da família, fazer um esporte ou qualquer outra coisa.

Conciliar tarefas demanda organização e as ferramentas tecnológicas podem ajudar nesse sentido. Caso não conheça, existem vários apps que servem como agenda e gerenciador de tarefas, facilitando que você tenha maior controle do seu dia a dia.

A dica é definir metas para não ficar perdido ou acabar procrastinando, o que naturalmente vai colaborar para o seu foco e rendimento. Depois de montar o seu cronograma, deixe que a tecnologia trabalhe a seu favor.

Enfim, se você não sabia antes como estudar pelo celular, agora já pode aproveitar para reorganizar a sua rotina de estudo. O mais importante é entender como o dispositivo pode contribuir para o seu sucesso e explorar essas soluções. Inclusive, nós acreditamos tanto nisso que oferecemos parcerias com produtos de informática e plano de internet, sabia? Mais um dos benefícios de ser aluno da Estácio!

Gostou das nossas indicações? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e passar as dicas para os seus amigos? Dê uma força para que eles sejam mais produtivos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário