Bacharel para licenciados: por que fazer a segunda graduação?
Já considerou a opção bacharel para licenciados? O bacharelado e a licenciatura são formações que divergem, principalmente, no que diz respeito ao foco de algumas disciplinas do curso, mas oferecem boas vantagens na carreira. Sendo assim, cursar ambos é uma ótima maneira de buscar ainda mais o desenvolvimento profissional.
Um currículo se torna mais atraente quando ele mostra que o profissional teve a proatividade de buscar mais conhecimento e se desenvolver na carreira, principalmente por meio de cursos superiores.
Desse modo, quem faz a licenciatura e o bacharelado tem mais chances de se destacar no mercado de trabalho e conquistar retornos mais satisfatórios, como melhores salários, boas condições de emprego, reconhecimento, entre outros.
Neste post, vamos mostrar as principais características do bacharel para licenciados e ajudar você a descobrir se fazer uma segunda graduação vale a pena. Acompanhe e fique por dentro do assunto!
As diferenças entre bacharelado e licenciatura
Não dá para negar que existe diferença entre licenciatura e bacharelado. Esses tipos de curso podem tratar dos mesmos conteúdos, porém, cada um com abordagem e foco diferentes. Vamos explicar melhor, a seguir!
Bacharelado
O bacharelado é um curso superior com formação mais tradicional, voltado tanto para quem quer atuar no mercado de trabalho quanto para quem deseja seguir uma carreira acadêmica. Por conta disso, o conteúdo da grade curricular dessa graduação é mais abrangente, e a duração média é um pouco maior, indo de 3 a 6 anos dependendo da graduação escolhida.
Por conta dessa formação abrangente, os profissionais estão aptos a atuar nos mais variados setores do mercado, de acordo com a área do curso, como saúde, comércio, negócios, tecnologia, entre muitos outros.
Licenciatura
Já a principal atuação dos profissionais que optam por fazer licenciatura fica nos ambientes educativos. Esse tipo de graduação é voltado para formar professores da rede básica de ensino, com foco em conteúdos pedagógicos, didática e docência, além das disciplinas relacionadas ao curso escolhido.
Além disso, a duração média do curso é de 4 anos. As vantagens de carreira são parecidas com as do bacharelado; a principal diferença reside o campo de atuação dos licenciados, que é focado nas salas de aula ou na coordenação pedagógica.
Os benefícios de fazer bacharel para licenciados
Como visto, cada um desses cursos tem vantagens dentro de seu nicho de atuação. No entanto, quais seriam os benefícios de ampliar esse campo de atuação ao apostar no bacharel para licenciados?
Na prática, isso funcionaria de uma forma simples. Pense, por exemplo, em uma pessoa licenciada em Ciências Biológicas. Para esse curso, existe tanto a versão para bacharelado quanto a opção licenciatura. Se ela quiser expandir as áreas de atuação, pode contar com o bacharel para isso, seguindo no campo de conhecimento com o qual tem afinidade.
Mas quais seriam os benefícios de fazer uma segunda graduação, porém, dessa vez, em um bacharelado? A seguir, damos alguns exemplos!
Ampliação da área de trabalho
Quem faz uma segunda graduação em bacharelado, claramente, tem uma abertura do leque de opções de onde trabalhar. Isso porque, como visto, esse tipo de curso tem o conteúdo abrangente que permite atuar em diversos setores do mercado.
Desse modo, o que antes era restrito ao ambiente escolar torna-se mais amplo. Essa é uma grande vantagem para quem quer conhecer mais as oportunidades do mercado de trabalho, porém, gostaria de trabalhar também dando aulas.
Vamos pegar o exemplo da pessoa licenciada em Ciências Biológicas. Agora, além de ministrar aulas no Ensino Básico, ela pode trabalhar em laboratórios, institutos, ONGs, empresas, entre várias outras opções. Isso faz com que o mercado de trabalho enxergue o profissional como sendo mais completo e, portanto, ofereça mais oportunidades.
Maiores chances de conseguir um bom emprego
Tendo em vista o benefício de ter o currículo mais atraente para os recrutadores do mercado de trabalho, o bacharel para licenciados ajuda a conseguir o emprego dos sonhos, com boa remuneração e reconhecimento. Para quem está em busca de um maior desenvolvimento de carreira, essa é uma das maiores vantagens de fazer bacharelado depois da licenciatura.
Melhoria da atuação
O profissional que é licenciado e bacharel se destaca no mercado de trabalho por uma razão: ele é considerado como mais capacitado e com mais habilidades para ter uma melhor atuação dentro de um cargo, devido aos conhecimentos de duas áreas complementares. Dessa maneira, é possível atuar estrategicamente para exercer diversas funções dentro do mercado, algo muito bem-visto pelos recrutadores.
O processo para se tornar bacharel sendo licenciado
Existem duas maneiras para se tornar bacharel e licenciado. A primeira é fazer os dois cursos simultaneamente. No entanto, para isso, é preciso checar se onde você estuda tem ambas as opções, ou então se matricular em instituições de ensino diferentes. A vantagem disso é sair do Ensino Superior com dois diplomas; porém, a desvantagem é ter que se esforçar em dobro nos estudos, o que é complicado para quem trabalha e estuda.
A outra opção é ingressar no bacharelado depois de se graduar na licenciatura. Nesse caso, existe a vantagem de se tornar bacharel em menos tempo, pois é possível eliminar as disciplinas que já foram vistas durante a licenciatura, diminuindo a duração da graduação.
A boa notícia é que, para começar a segunda graduação, não é necessário fazer um novo vestibular. Você pode entrar em contato com a instituição de ensino e se pronunciar para a obtenção de um novo título. Entretanto, isso só vale para quem já tem o diploma em outro curso de Ensino Superior. Desse modo, caso você ainda não tenha se formado na licenciatura, será necessário participar de todo o processo de seleção novamente.
Como você pôde perceber, o bacharel para licenciados é uma ótima opção para quem quer expandir as possibilidades e buscar novos rumos. É ideal ainda para os profissionais que têm afinidade com a sala de aula mas também têm desejo de conhecer melhor o mercado de trabalho em outras áreas.
Gostou do post? Então continue vendo mais conteúdos como este. É só acompanhar os nossos perfis no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!