O que é Fisiologia? Saiba para que serve esse conhecimento

alunos discutem o que estuda a fisiologia
6 minutos para ler

Você sabe o que estuda a Fisiologia? Esse é um assunto interessante porque se trata do estudo de todas as funções executadas pelo organismo, sejam elas bioquímicas, físicas ou mecânicas. Sendo assim, o ramo proporciona uma melhor compreensão a respeito de cada sistema do corpo humano e como eles conseguem manter o equilíbrio corporal.

Devido à importância dessa disciplina do curso de Biomedicina, elaboramos este artigo para explicar os principais pontos sobre o assunto. Confira!

Qual a importância da área?

Cada célula que constitui o organismo apresenta um processo fisiológico. Outro ponto estudado pela Fisiologia é o metabolismo. E considerando que todos os sistemas do corpo humano estão interligados e se complementam, torna-se de grande relevância esse ramo da Saúde.

Existem vários casos em que um indivíduo pode buscar o auxílio de um fisiologista, por exemplo:

  • Entender qual é a atividade física mais adequada conforme o quadro clínico;
  • Buscar ajuda para perder peso mais rapidamente;
  • Melhorar o funcionamento do organismo;
  • Contribuir para que os atletas tenham um melhor rendimento, de acordo com o seu potencial e limites, à procura de evolução.

A Fisiologia estuda o quê?

A Fisiologia faz parte do ciclo básico da Medicina, sendo caracterizada por ser um campo vasto de conhecimento, já que por meio dela é possível estudar todas as partes do corpo de um indivíduo.

Mas, de fato, a ciência fisiológica estuda o quê? Ela abrange tudo que está associado à sobrevivência e pleno funcionamento do organismo. Sendo assim, há várias áreas de pesquisas da Fisiologia Humana, por exemplo:

  • Fisiologia Gastrointestinal: função e absorção da digestão;
  • Fisiologia Cardiovascula: funções cardíacas e adjacências;
  • Fisiologia Respiratória: função dos órgãos respiratórios e oxigenação;
  • Fisiologia do Sistema Nervoso: compreende o envio e recebimento de informações nesse sistema;
  • Fisiologia Endócrina: funções das glândulas e ação dos hormônios;
  • Fisiologia Renal: funcionamento dos rins e a filtragem de metabólitos do organismo.

Qual a diferença entre Fisiologia e Anatomia?

Embora a Fisiologia e a Anatomia sejam matérias específicas da Medicina, existem diferenças entre elas, tendo em vista que a última abrange o estudo da forma dos tecidos e órgãos, vivos ou não.

Já o que a Fisiologia Humana estuda é o funcionamento do corpo para se manter vivo. Dessa forma, as duas áreas se complementam quando o assunto é ciências médicas, contudo, o foco e os objetivos de estudo são diferentes.

Como estudar Fisiologia?

Agora que você sabe o que estuda a Fisiologia Humana, entenda que o assunto pode ser bem complexo, o que requer dedicação e foco do aluno. A seguir, veja as dicas que preparamos para ajudar você a ter um processo de aprendizado mais eficiente. 

Antecipe-se à explicação na sala de aula

É importante ter um certo domínio sobre o assunto. Sendo assim, não deixe para ter acesso ao conteúdo somente nas explicações dadas pelos professores. Ao entender qual será o conteúdo transmitido, o ideal é se antecipar.

Isso porque, ao participar da aula com uma noção da matéria, mesmo que pequena, o entendimento se torna mais simples e agradável. Assim, você poderá aproveitar o momento em sala para esclarecer dúvidas que teve no decorrer do seu estudo. 

Banner do ebook manual de organização de rotina para quem estuda e trabalha
banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área

Busque entender o conteúdo

Em certas matérias, decorar os conceitos pode até funcionar. No entanto, o estudo da Fisiologia exige mais que técnicas de memorização, pois é necessário compreender cada detalhe sobre a estrutura do organismo humano.

Nessa hora, o ideal é deixar a decoreba para trás, considerando que ela só funciona por um curto período. E devido à importância do conteúdo para uma carreira de sucesso, nada mais apropriado que entender cada aspecto que integra a Fisiologia. 

Conte com materiais complementares

Existem várias maneiras de aprender. Então, você pode, por exemplo, incluir leituras adicionais na rotina de estudos. Nesse caso, é possível pedir indicações de livros para o professor a fim de aprimorar seus conhecimentos. Além disso, aproveite artigos científicos, fóruns de discussões, entre outras metodologias, como vídeos, pesquisas e publicações de revistas médicas.

Existe uma gama de materiais para estudar Fisiologia, então reúna-os e faça uma comparação. Caso alguma dúvida apareça, ela pode ser esclarecida em sala de aula. Uma alternativa é contar com textos curtos, para que a rotina de estudo não seja esgotante

Evite que a matéria se acumule

Esse é um erro muito comum na rotina dos estudantes. Seja pelo excesso de atividades para serem cumpridas no dia a dia ou por pensarem que darão conta de tudo. Dessa forma, os conteúdos se acumulam e, em muitos casos, são lidos só nas vésperas das provas.

Quando isso ocorre, há uma grande probabilidade de sentir uma dificuldade em entender e memorizar toda a matéria. Sendo assim, o ideal é estudar o assunto em casa, assim que o professor o trabalhar em sala de aula. Dessa forma, fica mais fácil compreender o tema e tirar dúvidas. 

Elabore esquemas

Após estudar a matéria, que tal aproveitar para transformar o conhecimento adquirido em um esquema? No entanto, tenha em mente que esquematizar não é a mesma coisa que fazer um resumo. Quando apenas copia as informações para o caderno, o entendimento é prejudicado e você só faz um trabalho manual.

Então, saiba que esquematizar significa passar para o papel uma síntese daquilo que você entender a respeito do assunto. Assim, quando chegar o momento de revisar o conteúdo, os esquemas vão ajudar você a se lembrar de seus estudos e fixar ainda mais o conhecimento. 

Faça com que o estudo seja prazeroso

Busque por ferramentas que possam tornar o estudo dinâmico e prazeroso, ajudando a memorização, formação do raciocínio e interação com a matéria prática. Entenda que ao estudar a Fisiologia de uma forma mais simples e prática, é possível tornar esse momento leve e divertido.

Conseguiu entender melhor o que estuda a Fisiologia, sua importância e como ter um bom processo de aprendizagem? Então, que tal procurar por uma instituição de ensino de qualidade e, assim, aprimorar seus conhecimentos e adquirir um diferencial entre os concorrentes, capaz de ajudar você a conquistar ótimas oportunidades e ter uma carreira de sucesso?

Achou este artigo interessante? Aproveite para se inscrever no curso de Biomedicina da Estácio e fique mais perto do seu sucesso profissional!

Você também pode gostar

Deixe um comentário