4 Matérias de Nutrição que você precisa conhecer

Matérias de Nutrição
4 minutos para ler

Conhecer as matérias de Nutrição, um curso que prepara profissionais para atuar em diversas áreas da saúde e alimentação, possibilita ao vestibulando avaliar se ele se identifica ou não com o que será estudado ao longo dos anos ou não.

Afinal, pesquisar bastante sobre a área pretendida deve ser uma das prioridades para qualquer estudante antes de prestar vestibular. Além disso, fica bem mais fácil se preparar para o curso quando se tem conhecimento sobre o que é esperado do aluno.

Neste texto, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a grade de Nutrição. Vamos lá!

1. Matérias básicas do curso de Nutrição

Assim como no início de qualquer curso, existem disciplinas básicas que servem como fundamentos para o conhecimento. No caso de Nutrição, elas são, em sua maioria, de Biologia. Veja:

  • Anatomia — é importante que o profissional tenha amplo conhecimento sobre a Anatomia Humana, entendendo aspectos que envolvem a pele, órgãos, músculos, ossos, entre outros. Há aulas práticas conectadas ao meio nutricional;
  • Bioquímica — assim como a Anatomia, a Bioquímica no curso de Nutrição trabalha reações e fórmulas que se relacionam com as gorduras, carboidratos, proteínas, além de outros nutrientes essenciais para a vida humana;
  • Fisiologia — nessa matéria, os estudantes aprendem sobre as condições internas e externas do corpo humano que são necessárias para a vida, além do controle de fluidos, influências de compostos externos na saúde humana, entre outros pontos.

2. Disciplinas específicas do curso de Nutrição

Depois de passar pela parte introdutória, chegou o momento de conferir as disciplinas específicas do curso. Na Nutrição Clínica, por exemplo, o aluno tem a oportunidade de entender melhor o papel do profissional para atuar na terapia, de modo que tenha condições para fazer intervenções em diferentes condições clínicas. Ele também aprende sobre os componentes que devem estar presentes em uma dieta.

ainda aulas de Nutrição Esportiva, nas quais o aluno terá a possibilidade de entender quais são os nutrientes que o organismo precisa para a prática de esportes. O objetivo é fomentar uma vida saudável e ainda ter boas condições fisiológicas para realizar vários tipos de atividades físicas.

banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área

Na Segurança Alimentar, o estudante conhece melhor o papel social da Nutrição. Essa disciplina desenvolve uma visão detalhada a respeito do direito universal a uma alimentação adequada e como o Nutricionista pode contribuir, enquanto profissional, para essa garantia.

3. Atividades práticas e estágios

Ao longo do curso, haverá atividades práticas com o intuito de proporcionar ao estudante um contato mais próximo com o dia a dia da profissão. Supervisionado por um profissional experiente, ele entenderá a realidade das diferentes áreas, segundo o seu objetivo após a formação (Nutrição Clínica, Esportiva, Infantil etc.).

Somado a isso, a partir do 5° período, ele pode fazer um estágio — obrigatório ou não —, de acordo com a instituição de ensino. Esse é um meio muito interessante de ver todas as teorias sendo aplicadas na rotina que o aluno terá quando formar.

4. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Por fim, assim como em qualquer outra área, há o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nele, o aluno definirá um tema de seu interesse e fará uma pesquisa extensa para uma banca avaliadora analisar o grau de conhecimento desenvolvido ao longo de toda a graduação.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre as matérias de Nutrição? Cada disciplina exerce uma influência singular para a formação do aluno. Por isso, é importante ter identificação com elas e considerar quais são as suas afinidades antes de realmente bater o martelo.

Quer saber mais detalhes sobre o curso? Basta acessar nossa página dedicada à graduação em Nutrição.

Você também pode gostar