Curso online de Canabinóides na Medicina. Veja! | Blog Estácio
Em sua 2ª edição, curso capacitará médicos para o uso clínico dos canabinóides com atualização sobre os principais estudos científicos publicados recentemente na área
No final do ano passado, a Estácio uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro, lançou de forma pioneira, em parceria com a Greencare, o primeiro curso de aplicações de canabinóides na medicina.
Agora, a parceria de sucesso se repete, desta vez para ofertar a modalidade online Canabinóides: A nova ferramenta da medicina – das evidências científicas à prática clínica, que será ministrado nos dias 26 e 29 de agosto.
O curso com transmissão ao vivo pela internet será ministrado por médicos renomados e com experiência clínica na prescrição de canabinóides.
Serão apresentados os benefícios do uso de canabinóides em diversas patologias, além de atualizações dos principais estudos científicos publicados e ensaios clínicos em curso. Durante as aulas, os professores também irão propor a discussão de casos clínicos.
“A canabis para fins medicinais é uma realidade, ela tem uma grande aplicabilidade clínica. Mas, por conta do preconceito, muitas pessoas não consideram essa possibilidade. Portanto, um dos objetivos desse curso é educar, levar informação de qualidade e evidências científicas que empoderem os médicos e os auxiliem a utilizar terapias à base de canabinóides como uma ferramenta a mais”,
diz Helena Joaquim, professora do curso e Medical Science Liaison da Greencare.
Aluna do primeiro curso da Estácio sobre a utilização dos canabinóides na medicina, a neurologista Christina Funatsu Coelho aprovou o conteúdo “abrangente e bem ilustrado com casos clínicos”.
Segunda a médica, os canabinóides podem ter uma utilização prática positiva em seu campo de atuação, porém é necessário conhecimento específico. “Eles podem agir diretamente na doença ou distúrbio, ou aliviando seus sintomas.
Mas sua aplicação exige conhecimento da substância, atenção aos detalhes clínicos e acompanhamento do paciente”, explica.
O debate sobre a utilização de canabinóides na medicina está cada vez mais ganhando espaço no Brasil. Em dezembro de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda no país de produtos à base de cannabis para uso medicinal no Brasil, mediante prescrição médica.
Os fitocanabinóides – principalmente o canabidiol [CBD] e o tetrahidrocanabinol [THC]) – têm sido indicados para o tratamento de diferentes contextos patológicos, como epilepsias e dores crônicas.
As pesquisas sobre o tema avançam diariamente e sugerem muitas outras aplicações positivas para os canabinóides na área médica. “Autistas que foram submetidos ao canabidiol aumentaram a interação social com seus familiares e tiveram suas vidas impactadas significativamente.
Os resultados existem e nós não podemos fechar os nossos olhos para eles, respeitando rigorosamente as evidências científicas e as recomendações dos órgãos reguladores.”, afirma Silvio Pessanha Neto, gestor nacional de Medicina do Grupo Estácio e médico neurologista.
O curso de Medicina da Estácio tem mais de 20 anos de história e está constantemente incorporando o que existe de mais moderno e propositivo na área médica nacional e internacional, debatendo temas relevantes com pioneirismo.
Curso: Canabinóides: A nova ferramenta da medicina – das evidências científicas à prática clínica
- Data: 26 e 29 de agosto de 2020
- Horário: 26/08 quarta das 18 às 21:00h e 29/08 sábado das 9h às 14h
- Modalidade: Online
- Carga horária: 8 horas
- Valor: R$ 790,00
- Condições especiais para egressos e docentes Medicina Estácio
- Inscrições: estacio.br/posmed
Sobre a Estácio
A Estácio, uma empresa da holding YDUQS, é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 49 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. Está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, contando com mais de 570 mil alunos matriculados.
Oferece cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de soluções corporativas e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho.
A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.
Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar.
O programa, que apoia iniciativas em cinco pilares – Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo – reflete o compromisso do Grupo Estácio de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.