Conheça as principais áreas de Farmácia e suas oportunidades

Áreas de farmácia
6 minutos para ler

Uma das principais estratégias para saber se uma profissão combina com o seu perfil é a análise dos seus principais campos de atuação no mercado. Assim, além de conferir se esse é um curso que você gostaria de estudar, ajuda a descobrir se é algo com o qual seria interessante trabalhar. Dentro desse contexto, vale ressaltar algumas áreas de Farmácia para conhecer.

A graduação em Farmácia chama muito a atenção de quem se interessa pelo desenvolvimento científico. Além disso, essa é uma das faculdades na área da saúde que une conhecimentos de diversos assuntos, como Química e Ciências Biológicas.

Mas onde é possível trabalhar depois de estudar Farmácia? Neste post, confira algumas áreas que se destacam no mercado de trabalho!

Quais são as possíveis áreas de atuação em Farmácia?

A Farmácia é uma das principais profissões da área da saúde e, consequentemente, apresenta uma grande variação de nichos de atuação. Afinal, cuidar do bem-estar das pessoas envolve uma série de conhecimentos, e é possível se aprofundar em diversos assuntos.

É por esse motivo que os cursos relacionados à saúde também costumam ter uma grande carga horária e uma duração maior em comparação com os demais bacharelados. Assim, é possível dominar os conteúdos necessários para ter uma atuação adequada na área.

No entanto, é preciso ter cuidado para não confundir a área de Farmácia com a Biomedicina. Apesar de terem pontos em comum, como a experiência no laboratório e o estudo químico e biológico, a grade curricular dos cursos e as profissões apresentam várias diferenças. 

Se você tem interesse em seguir carreira em Farmácia, confira algumas possibilidades de atuação no mercado!

Clínica

Farmacêuticos clínicos são aqueles que trabalham diretamente nas drogarias e farmácias. Para quem gosta de ter contato com os pacientes, essa é uma ótima carreira. Afinal, uma das principais funções do profissional da Farmácia nessa área é acompanhar os tratamentos e revisar as dosagens indicadas dos medicamentos.

Pessoas com habilidades interpessoais se saem bem nessa área, principalmente por se relacionarem com mais facilidade com os pacientes. Assim, é possível explicar melhor o tratamento e tirar dúvidas com relação ao uso adequado dos medicamentos.

Ter afinidade com o inglês e vasto conhecimento de Farmacologia é fundamental para ter sucesso na área clínica. Além disso, é indispensável o domínio sobre conteúdos relacionados à Fisiologia e Patologia, aprendidos durante o curso.

Oncológica

Tratamentos de câncer envolvem o uso de diversos fármacos para o controle dos sintomas ou para a prevenção do agravamento do quadro. Os profissionais que atuam nessa área exercem atividades em centros de terapia oncológica e instituições de saúde, ajudando na administração dos medicamentos de cada caso.

Hospitalar

Farmacêuticos também podem atuar no ambiente hospitalar, sem ser apenas no setor oncológico. Clínicas, ambulatórios e hospitais contam com equipes multidisciplinares, a fim de acompanhar a evolução do quadro dos pacientes e a resposta ao uso dos medicamentos.

Geralmente, os profissionais da Farmácia trabalham em conjunto com enfermeiros, médicos e fisioterapeutas para fazer o acompanhamento dos casos e supervisionar a aplicação ou combinação dos fármacos.

Fitoterápica

A Fitoterapia é vista como uma terapia integrativa complementar à Medicina Tradicional, e é praticada há séculos em diversas culturas. A manipulação de fármacos fitoterápicos também é uma área em que um profissional da Farmácia pode atuar, principalmente se realizar uma pós-graduação no campo.

Aqui, é possível trabalhar em laboratórios e farmácias de manipulação, auxiliando os pacientes no tratamento de diversas patologias, com o uso de plantas e ervas medicinais para produzir efeito terapêutico.

Acadêmica

Essa é a área fundamental para quem deseja trabalhar com pesquisas acadêmicas. Após a graduação em Farmácia, é possível continuar os estudos com o mestrado e o doutorado, realizando atividades no meio científico.

Essa área de atuação possibilita também que o profissional da Farmácia se torne um professor universitário. Desse modo, se os campos da saúde e de ensino são as suas paixões, esse é um caminho muito promissor.

Estética

A área da Estética e Cosmetologia é outra muito relevante para os profissionais formados em Farmácia. Além de ser um mercado em crescimento, há uma grande variedade de opções para seguir dentro do campo estético.

É possível atuar com a produção de produtos de beleza e de higiene, assim como também se pode trabalhar nos processos de criação de fórmulas estáveis conservadoras e que oferecem proteção à pele, como a de um protetor solar.

Ainda, o profissional tem conhecimentos sólidos para atuar no desenvolvimento de produtos estéticos seguros que oferecem a possibilidade de correção de imperfeições ou falhas na pele.

Como é o mercado de trabalho para Farmácia?

O mercado de trabalho é muito convidativo para os estudantes da saúde, e isso não seria diferente com quem tem formação em Farmácia. Apesar de alguns segmentos se destacarem ainda mais, como a área da Estética, existe uma boa oferta de vagas de emprego para farmacêuticos em vários nichos de atuação.

Contudo, para se destacar no mercado de trabalho, é importante investir na educação e na atualização dos conhecimentos. Por esse motivo, participar de atividades de extensão durante a graduação, construir um currículo atraente, realizar cursos livres e apostar em uma pós-graduação são práticas benéficas para conquistar as melhores oportunidades.

Qual é a média salarial do profissional de Farmácia?

Outro grande atrativo para as áreas da Farmácia é a boa remuneração. A média salarial de um farmacêutico hospitalar, por exemplo, é de R$ 3.505,00, e a de um profissional que atua no ramo da Cosmética gira em torno de R$ 3.431,62.

No entanto, os valores costumam ser ainda mais altos conforme a especialização, a área de atuação e a experiência no mercado de trabalho. Desse modo, seguir carreira em Farmácia oferece também um bom retorno financeiro e ótimas possibilidades de crescimento profissional.

Conhecer as áreas de Farmácia motivou você a dar início a uma carreira de sucesso? Lembre-se de que contar com uma instituição de ensino de qualidade faz toda a diferença no desenvolvimento profissional e nas oportunidades no mercado de trabalho. Portanto, invista na sua educação e encontre o campo de atuação que mais combina com o seu perfil.

Gostou da ideia de estudar Farmácia? Então, inscreva-se agora mesmo no vestibular da Estácio para dar início aos seus estudos!

CARREIRAS DA SAÚDE
Você também pode gostar

Deixe um comentário