Conheça as 6 principais áreas de atuação na Odontologia!

áreas de atuação odontologia
6 minutos para ler

O ramo odontológico é bastante procurado pelos profissionais que buscam alcançar ótimas oportunidades no mercado e uma carreira de sucesso. Isso porque se trata de uma área que exerce papel fundamental na vida das pessoas, oferecendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. Além disso, diversas são as áreas de atuação na Odontologia, o que torna a profissão ainda mais atrativa

Devido à amplitude de oportunidades, elaboramos este conteúdo para ajudar você a entender melhor cada uma delas e, assim, escolher a especialização mais adequada para o seu perfil e suas expectativas. Confira!

banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área

O que são áreas de atuação?

Como já foi dito, diversas são as áreas de atuação do dentista, que se tratam de segmentos consolidados e parte de um conjunto de opções e caminhos que o profissional pode seguir.

Essas áreas abrem muitas portas para um mercado próspero e uma carreira com êxito. Afinal, quanto maior a capacitação, maiores são as chances de se tornar referência em um determinado assunto, diferenciar-se, atingir objetivos e metas e se tornar um destaque entre os concorrentes.

Por que é importante escolher uma área de atuação?

Escolher entre as áreas da Odontologia é necessário para que o profissional possa planejar o seu futuro e realizar especializações específicas. Assim, você consegue atender seus clientes de forma personalizada, humanizada, eficiente, com qualidade e demais vantagens relevantes para fidelizá-los e alcançar os melhores resultados possíveis.

Quais são as principais áreas de atuação na Odontologia?

Como já foi dito, a Odontologia oferece várias áreas de especialização para que os profissionais do ramo possam escolher por aquelas que pretendem se dedicar com mais afinco. Conheça um pouco melhor sobre algumas delas!

1. Cirurgia Geral

É uma especialidade que habilita o dentista a realizar procedimentos preventivos e curativos na região da boca e maxilares do paciente. Dessa forma, quem faz a especialização em Cirurgia Geral está apto para atender o indivíduo que precisa tratar cáries, fazer limpeza dos dentes e realizar extrações, por exemplo.

Outros cuidados executados pelo cirurgião geral são aqueles relacionados às bochechas, gengivas, língua e lábios, além de cirurgias simples e exames, como as radiografias.

2. Odontopediatria

Trata-se do ramo que se dedica aos cuidados e à promoção da saúde dental de crianças. Nesse caso, o dentista orienta os pais a respeito da higienização bucal dos filhos. É uma área que requer algumas habilidades específicas, como paciência, pois, nos primeiros anos de vida, os pequenos costumam ter muito medo das consultas e não realizam uma higiene bucal adequada.

3. Implantodontia

A Implantodontia é uma área que atua com foco no restabelecimento da função estética e mastigatória dos dentes, quando um ou mais são perdidos. O especialista em implantes desenvolve seu trabalho por meio da restauração de parte dos dentes quebrados ou inserção de próteses dentárias no paciente.

Ele também pode realizar reconstruções, por exemplo, nos casos de acidentes, em que o indivíduo perde algum dente e precisa consertar para mantê-lo em perfeito estado.

4. Endodontia

O endodontista é responsável por cuidar de lesões na raiz e no nervo dos dentes. Mesmo que não seja preciso tratar o canal, é importante avaliar doenças e gravidade da lesão que pode ser provocada por fraturas, cáries e traumas.

banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área

5. Odontologia Estética

A Odontologia Estética é um segmento que visa cuidar da aparência e do sorriso. É preciso deixar claro que cuidar da parte estética não se trata somente de vaidade, mas um aspecto relacionado à saúde. Afinal, boca e dentes bonitos e bem cuidados geram autoestima e confiança nas relações pessoais.

Sendo assim, o profissional especializado na área atua com clareamentos, lentes de contato, facetas, restaurações, recomposição dos lábios e demais tratamentos dentários.

6. Ortodontia

O ramo da Ortodontia atua corrigindo a posição da arcada dentária e propondo soluções dos problemas ligados aos dentes e maxilares. O intuito dessa função é corrigir alterações no posicionamento da dentição e maxilar, que podem afetar a fala, respiração e estética do paciente.

Para corrigir essas falhas e reduzir as dificuldades provocadas, o ortodontista utiliza os aparelhos ortodônticos como forma de tratamento, além de acompanhamento do desenvolvimento da dentição após a sua instalação.

Como escolher a melhor área de atuação na Odontologia?

Para escolher a melhor área de atuação na Odontologia é preciso analisar alguns aspectos, por exemplo:

  • funções que pretende realizar durante o exercício da profissão;
  • fator econômico, por exemplo, valor investido na especialização em áreas da Odontologia e salário que pretender receber;
  • oportunidades no mercado;
  • chances de desenvolvimento, entre outros.

Assim, será possível tomar uma decisão mais acertada e equilibrada. Nesse caso, você pode realizar uma boa pesquisa sobre cada área, avaliar o mercado ou conversar com profissionais já atuantes e, dessa forma, entender de maneira clara com qual melhor se identifica.

Qual é a importância de fazer uma boa graduação?

A graduação em Odontologia tem a finalidade de preparar os alunos e desenvolver as habilidades necessárias para a realização de diagnóstico, planejamento e execução dos tratamentos odontológicos.

Ou seja, prepara os estudantes para atuarem na promoção, manutenção e prevenção da saúde bucal, com base nos princípios éticos e segurança. Tudo isso é importante para que o profissional esteja apto e preparado para se inserir no mercado de trabalho e vencer todos os obstáculos.

Logo, é importante contar com uma graduação capaz de proporcionar esse desenvolvimento necessário na profissão, além de apresentar diferenciais que vão viabilizar uma boa qualidade aos estudos.

Infraestrutura adequada, corpo docente experiente, equipamentos modernos, materiais de Odontologia disponibilizados e grade curricular alinhada às demandas do segmento. Todas essas questões vão contribuir para o estabelecimento de conexões profissionais e simplificar a entrada de recém-formados no ramo escolhido para instituir carreira.

Agora que você conhece as principais áreas de atuação na odontologia, é preciso ter em mente que é fundamental oferecer diferenciais capazes de captar e fidelizar os clientes, tendo em vista que o mercado se encontra cada vez mais concorrido.

Nesse caso, o ideal é prestar um serviço de qualidade, pautado na humanização e confiança do público. Além disso, é fundamental estar sempre buscando se atualizar e especializar, levado em conta que quanto maior o aprendizado e a capacitação, maiores serão as possibilidades de alcançar objetivos, metas e o tão sonhado sucesso profissional.

Este artigo foi interessante para você? Então, deixe o seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião e experiência sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário