As 14 principais áreas da Administração e como atuar em cada uma delas

áreas da administração
9 minutos para ler

Ao escolher um curso superior, é sempre bom observar quais são os campos de atuação que o mercado oferece para a carreira. Por esse motivo, as diversas áreas da Administração fazem desse curso um caminho cheio de oportunidades.

O curso de bacharelado em Administração proporciona uma formação ampla que prepara o profissional para atuar na gestão de negócios dos mais variados segmentos. Desse modo, a profissão conta com um dos mercados de trabalho mais diversificados e promissores.

Se você está interessado nas possibilidades que essa carreira oferece, continue acompanhando este artigo. A seguir, listamos 14 áreas da Administração nas quais você pode atuar. Confira!

1. Auditoria

Como auditor, o profissional tem uma grande responsabilidade: avaliar se os procedimentos da corporação estão sendo realizados adequadamente. Desse modo, ele faz uma análise minuciosa de todos os setores, observando se esses procedimentos são feitos de acordo com as regras. O auditor observa, ainda, se a organização está conseguindo atingir as metas estabelecidas.

Após a auditoria, o profissional tem condições de orientar a empresa em relação às leis e normas do setor, o que ajuda a evitar práticas ilícitas. Além disso, a empresa consegue corrigir procedimentos falhos, passa a focar mais nos resultados e se torna mais eficiente.

2. Consultoria

Não são poucas as empresas que abrem e fecham em um curto período de tempo, não é mesmo? As dificuldades que acompanham essa empreitada, que necessita de bastante planejamento e cautela, dão origem a mais uma das áreas da Administração.

Na consultoria, o profissional atua junto a empresas que estão iniciando ou expandindo suas atividades. Com o objetivo de melhorar os resultados e aprimorar os processos internos, o consultor indica como os recursos materiais, financeiros e humanos devem ser utilizados.

Ele também aponta qual é a real viabilidade dos projetos da empresa e como eles devem ser implementados, de acordo com a situação financeira e com o público que a organização pretende atingir. Assim, o consultor contribui para que não ocorram maus investimentos que podem colocar a empresa em risco e até causar a sua extinção no mercado.

3. Gestão financeira

Entre as áreas da Administração, a gestão financeira aparece como uma das mais tradicionais. Nesse ramo, o profissional é responsável por gerenciar a receita da empresa por meio de conhecimentos e técnicas especializadas.

O administrador deve controlar o uso dos recursos financeiros, de modo que sejam aplicados estrategicamente para garantir o bom funcionamento do negócio no que se refere aos custos, lucros e despesas. O profissional elabora o orçamento da companhia, considerando todos os setores e realizando, também, o pagamento de salários, terceirizados, fornecedores e impostos.

Levando em conta as finanças da corporação, esse profissional pode participar dos processos de tomada de decisões que envolvem variáveis econômicas. Com isso, a empresa evita movimentações financeiras que possam causar prejuízos ao negócio.

4. Gestão de marketing

Atuando na gestão de marketing, o administrador fica responsável pelo relacionamento entre a empresa e o seu público. Nesse sentido, ele deve traçar e executar estratégias para fortalecer a marca e, consequentemente, atrair consumidores em potencial.

Com a evolução tecnológica, muitas empresas estão aderindo ao marketing digital. Desse modo, o profissional lança mão da internet para criar uma aproximação com o público, fazendo uso, por exemplo, das redes sociais para apresentar os produtos de uma forma que beneficie a imagem da empresa.

5. Logística

Essa é uma área voltada para a administração do fluxo produtivo da empresa, incluindo desde a aquisição da matéria-prima, passando pela sua transformação em um produto até a sua efetiva venda. A logística compreende os processos internos relacionados à produção, estoque e transporte.

Dessa maneira, o profissional gerencia todo esse fluxo produtivo, procurando sempre otimizar os processos e obter o melhor custo-benefício, além de evitar desperdícios. Tudo isso enquanto garante que os procedimentos obedeçam às normas de qualidade e segurança.

Atualmente, existem recursos tecnológicos que auxiliam no trabalho desse profissional. É possível, por exemplo, utilizar softwares para fazer o controle do estoque e para monitorar o percurso que o produto faz até chegar ao consumidor final, o que ajuda a manter a qualidade do serviço e fidelizar o cliente.

6. Planejamento estratégico

Nessa área, o profissional trabalha com a definição de metas e com as estratégias traçadas para alcançá-las. Para isso, ele precisa fazer uma análise do mercado, de modo a identificar elementos que influenciem o desempenho econômico e produtivo da organização.

É muito importante que as metas sejam mensuráveis, que as estratégias sejam viáveis e que todos os setores da empresa sejam considerados no planejamento. Além disso, o administrador deve monitorar os resultados e, se necessário, revisar as metas, considerando o contexto mercadológico em que a empresa está inserida.

O planejamento estratégico é essencial para o crescimento da organização. Essa é uma área da Administração ainda recente, mas que já tem o seu valor reconhecido.

7. Recursos humanos

Essencial em qualquer empresa, o setor de recursos humanos é focado na gestão do capital humano de uma maneira que beneficie tanto os trabalhadores quanto a companhia. Nesse ramo, o administrador deve realizar ações que busquem uma maior produtividade, mas sem prejudicar o bem-estar dos colaboradores.

Logo, as atividades do profissional incluem processos de recrutamento e seleção, admissão e treinamento de pessoal e a elaboração de planos de carreira. O administrador é capacitado, também, a reformular a hierarquia da empresa para definir cargos, além de fortalecer a cultura organizacional.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedorPowered by Rock Convert

Outra atribuição desse profissional é atuar na comunicação interna, pois o departamento de recursos humanos é uma espécie de ponte entre todos os setores da companhia. Administrando bem o capital humano, a corporação consegue que todos os envolvidos compartilhem os mesmos valores e trabalhem pelo seu crescimento.

Além das áreas citadas, esse curso proporciona, ainda, outras possibilidades que podem ser exploradas pelo profissional. Portanto, fica evidente que o campo é bastante promissor e que vale a pena escolher essa carreira.

8. Comércio exterior

Uma das áreas da Administração que oferece um bom futuro profissional devido à globalização é ao comércio exterior, ou seja, uma função dirigida ao mercado externo.

Nesse campo, o administrador encontra espaço para trabalhar em empresas multinacionais ou em companhias que realizam transações comerciais com outros países.

É um cargo em que o profissional fica responsável pelas negociações com empresas estrangeiras, assumindo diferentes atribuições, como exportação, importação, análise do mercado externo, contato com fornecedores estrangeiros, entre outras.

O pré-requisito para atuar nesse segmento é ter domínio do inglês, espanhol ou outro idioma do interesse da empresa.

9. Controle de produção

Um segmento que também oferece boas perspectivas no mercado de trabalho para quem se forma em Administração é o de controle de produção, em que o profissional pode fazer carreira em indústrias, médias e grandes empresas.

Ele fica responsável pela qualidade dos processos, produtos e serviços da organização. Tem também o papel de gerenciar equipes para aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Para se dar bem nessa área, é importante que o administrador tenha uma visão sistêmica, ou seja, conheça e esteja envolvido com todos os departamentos da companhia, e possua conhecimentos em sistemas de gestão para otimizar todos os processos.

10. Gestão da informação

Quem fica à vontade com a área de tecnologia pode buscar cursos de qualificação e direcionar seu plano de carreira para assumir a função de gestor da informação. Atualmente, empresas de todos os portes e setores estão adotando processos digitais e precisam de um profissional que gerencie a comunicação e também coordene as equipes da área de TI.

Com o alto volume dados e constantes ameaças de invasão, é necessário que as organizações contem com um administrador voltado para esse segmento para que as atividades sejam realizadas de forma ágil e com segurança, principalmente em relação às informações sigilosas da empresa e dados dos clientes.

11. Pesquisa e inteligência de mercado

É uma das áreas da Administração em que o profissional gerencia as atividades relacionadas ao que ocorre no mercado: ele faz a análise de dados das empresas concorrentes, dos consumidores, além de pesquisar tendências.

Atua, portanto, de maneira estratégica, pois sua função é fazer a empresa ganhar destaque no mercado. Assim, subsidia os departamentos de marketing, comunicação e comercial.

12. Vendas

Aqui é para quem gosta de trabalhar com transações comerciais, gerenciando todos os processos comerciais de uma organização, como preço, prazos e formas de pagamento, pontos de venda, além de fazer a negociação com clientes e distribuidores.

Nessa área, o profissional acompanha o trabalho da concorrência, atua junto ao setor de marketing e pode ainda realizar o treinamento da equipe do departamento de vendas.

13. Carreira acadêmica

Um campo de trabalho na Administração para quem tem o perfil profissional voltado para ensinar e pesquisar na área é a carreira acadêmica. Nesse caso, é recomendado que o profissional direcione seus estudos para o mestrado e também doutorado para conseguir as melhores oportunidades em universidades.

14. Gestão ambiental

A Administração é uma faculdade versátil, pois permite ainda atuar na área ambiental, um campo em pleno crescimento devido às preocupações de empresas e governos com as questões voltadas para sustentabilidade.

Como gestor ambiental, ele pode atuar junto aos poderes público e privado, trabalhando com legislação ambiental ou na identificação de riscos que uma atividade pode causar ao meio ambiente.

Para as empresas, ter um profissional nessa área pode evitar processos e multas e ainda ajudar na obtenção de licenças ambientais.

Por fim, vale ressaltar a importância de selecionar uma instituição de ensino renomada, que proporcione condições ideais para que o aluno possa se preparar para esse mercado tão amplo. Assim, não importa em qual das áreas da Administração você escolha atuar, sua formação o guiará até o sucesso nessa carreira.

Quer acompanhar mais dicas para dar um bom direcionamento para sua carreira? Basta assinar a nossa newsletter e receber posts atualizados sobre o tema!

Você também pode gostar