Quer seguir pela área da saúde? Conheça 5 opções de curso

Quer seguir pela área da saúde? Conheça 5 opções de curso
6 minutos para ler

Se você é apaixonado pelas pessoas e gosta de zelar pela qualidade de vida de todos ao seu redor, com certeza já deve ter pensado em seguir carreira profissional na área da saúde, não é mesmo? No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, esse campo vai muito além das clássicas graduações em Medicina e Odontologia.

Para se ter uma ideia, existem cerca de 40 cursos regulamentados e aprovados pelo Ministério da Educação com foco na saúde, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. 

Pensando nisso, nós preparamos este post com 5 das opções mais conhecidas e promissoras. Acompanhe a leitura e inspire-se na escolha!

Afinal, porque seguir carreira na área da saúde?

Antes de falarmos dos cursos em si, é preciso fazer um panorama da importância da área da saúde na nossa sociedade. Como sabemos, os ofícios desse setor têm enorme prestígio social e estão sempre na lista das profissões do futuro. Não é para menos, já que estamos falando de carreiras que envolvem o cuidado com o outro e a melhoria na qualidade de vida da população em geral.

O aumento da expectativa de vida nas últimas décadas é um dos indícios do quanto as profissões da área da saúde são essenciais em uma nação. É por isso que o ramo nunca deixará de ser promissor, oferecendo ampla possibilidade de sucesso na carreira, independentemente da subárea escolhida.

Contudo, depois de fazer a escolha do curso, é preciso considerar ainda um fator importantíssimo: a instituição de ensino onde você pretende cursar a faculdade, pois isso é essencial para concretizar seus planos de maneira bem-sucedida. Avalie principalmente a infraestrutura do local, a formação do corpo docente e a grade curricular do curso.

Fique de olho também na reputação da faculdade nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). É essencial que a instituição esteja bem colocada para você ter certeza de que terá um diploma valorizado no mercado de trabalho. Outro detalhe importante é cuidar do seu planejamento financeiro na hora de decidir o que vai cursar, aliando organização pessoal e custo-benefício na escolha da faculdade certa.

Conheça 5 carreiras promissoras na área da saúde

Listamos, a seguir, alguns dos cursos mais procurados na área da saúde para ajudar você a se decidir. Confira:

1. Nutrição

A saúde e o bem-estar estão entre as grandes preocupações de uma sociedade moderna. Nesse cenário, o profissional de Nutrição tem lugar cativo. Afinal, ele tem o conhecimento especializado para possibilitar a melhor condição nutricional conforme as necessidades de cada pessoa. A área de atuação é vasta, incluindo hospitais, clínicas, restaurantes, empresas, entre outros estabelecimentos públicos ou privados.

Todos podem se beneficiar dos serviços prestados pelo nutricionista. Porém, as pessoas em condições adversas são as que mais ganham com o trabalho nutricional. Por exemplo: diabéticos, obesos e hipertensos só conseguem a dieta ideal graças ao conhecimento desses profissionais, daí sua importância no mercado.

2. Biomedicina

A Biomedicina, como o próprio nome sugere, caminha lado a lado com a Medicina. A função principal do biomédico é auxiliar na obtenção de diagnósticos de doenças para, então, indicar os tratamentos adequados. As principais ocupações, portanto, envolvem análises clínicas, atuação em bancos de sangue, diagnósticos por imagem, radiologia, reprodução, entre outras.

Além da pesquisa na área de saúde humana, a Biomedicina abrange estudos de saúde animal e vegetal, atuando também com a identificação e classificação de microrganismos. O campo de trabalho dos biomédicos é definido pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), incluindo principalmente hospitais, laboratórios e instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas.

3. Fisioterapia

O profissional da Fisioterapia tem como objetivo principal promover a reabilitação de pessoas por meio de terapias personalizadas, recuperando a capacidade física e funcional de seus pacientes. Para tanto, o fisioterapeuta faz o diagnóstico da lesão e indica o tratamento adequado conforme o caso, que geralmente envolve alterações genéticas, doenças adquiridas, vícios de postura ou sequelas acidentais.

A área de atuação é principalmente em clínicas e hospitais. No entanto, está cada vez mais comum encontrar esses profissionais em academias e estúdios de pilates, por exemplo. As terapias incluem exercícios e massagens que, além de tratarem lesões, também previnem danos futuros, melhorando a estrutura corporal e a qualidade de vida dos pacientes.

4. Farmácia

Para você ter uma ideia da importância do farmacêutico, saiba que toda drogaria deve obrigatoriamente contar com a presença de um profissional graduado no curso de Farmácia. Ele é capacitado com o conhecimento técnico para distribuir os remédios com segurança, orientando os consumidores para que não aconteçam erros na ingestão das substâncias prescritas pelo médico.

Além disso, o trabalho dos farmacêuticos envolve pesquisas sobre a composição de medicamentos, alimentos industrializados e cosméticos, visando atestar e certificar a qualidade dos itens analisados. A segurança na realização dos testes é algo fundamental na carreira desses profissionais, que também são muito atuantes em laboratórios de análises clínicas.

5. Enfermagem

A Enfermagem é uma das profissões mais versáteis da área da saúde. O profissional pode atuar tanto em hospitais, postos de saúde, clínicas e ambulatórios quanto em ambientes empresariais e domiciliares onde sua função é requerida. Existem algumas subáreas específicas de atuação, como Enfermagem cirúrgica, obstétrica, psiquiátrica, entre outras.

A sua função principal é dar suporte e assistência em tratamentos médicos e na administração de medicamentos. Na maioria das vezes, os enfermeiros também são os responsáveis pela gestão dos serviços de saúde em diversos níveis de complexidade, desde postos de saúde de bairro até as grandes instituições hospitalares.

Separar um tempo para analisar cada um desses segmentos e pensar qual deles tem mais a ver com suas preferências e habilidades é fundamental para acertar na escolha de qual carreira seguir. Quanto mais informações você pesquisar a respeito da profissão do seu interesse, mais certeira será a sua decisão.

Portanto, não tenha pressa. Nessas horas, o ideal é não agir por impulso nem se guiar pelas opiniões de terceiros. Reflita com cuidado sobre qual ofício da área de saúde você quer atuar e comece a traçar seu caminho em busca de sua satisfação pessoal e profissional.

Se você ainda não se decidiu, aproveite a visita ao blog e tire suas dúvidas sobre qual faculdade fazer!

Você também pode gostar