Quais são os 5 melhores aplicativos para aprender outro idioma?

aplicativos para aprender outro idioma
6 minutos para ler

Hoje, quase tudo o que você imagina pode ser estudado por meio de ferramentas digitais. Uma pessoa que deseja testar seus conhecimentos em qualquer língua estrangeira, por exemplo, não precisa mais se limitar às escolas especializadas para fazer cursos com turmas fechadas.

Uma alternativa às famosas aulas presenciais é baixar e utilizar aplicativos para aprender outro idioma. Felizmente, muitos desses recursos são intuitivos e apresentam versões gratuitas, o que faz com que o usuário tenha comodidade e consiga economizar dinheiro durante o processo de aprendizado.

O que acha de começar a exercitar a leitura, a escrita e a conversação nos idiomas de sua preferência? Confira agora as 5 opções de apps que listamos para você fazer isso!

aplicativos para aprender outro idioma

Qual é a importância de dominar um novo idioma?

O interesse por determinadas línguas estrangeiras pode ter diferentes motivos: admiração por um país, vontade de conversar com povos nativos, curiosidade sobre a origem de alguns sotaques e expressões, entre outros.

Em todo caso, é muito divertido poder compreender e dominar um idioma além do português. Isso permite que você se comunique com públicos de outras regiões do mundo, trocando mensagens, ideias e opiniões sobre diversos assuntos.

aplicativos para aprender outro idioma

Imagina, então, quão benéfico esse aprendizado pode ser para o campo profissional de alguém? Ao conhecer outra língua, você terá condições de contatar um maior número de grupos e, consequentemente, acessar mais oportunidades para atuar na área escolhida.

Uma boa forma de se preparar, ainda na faculdade, é explorar as funcionalidades das ferramentas disponíveis na internet. Entre portais com textos, vídeos e podcasts sobre carreiras, você também tem a opção de baixar aplicativos próprios para estudar idiomas.

Quais são os melhores aplicativos para aprender outro idioma?

A lista é grande, por isso, buscamos selecionar serviços que oferecem tanto versões pagas (premium) quanto categorias gratuitas de exercícios. São apps com propostas e métodos variados, o que aumenta as chances de você encontrar o modelo ideal para suas necessidades.

Vamos às sugestões? Tome nota e comece a desenvolver novas habilidades.

aplicativos para aprender outro idioma

1. Duolingo

É uma das plataformas mais populares para o estudo de línguas estrangeiras e funciona com base na gamificação — uso de elementos lúdicos para tornar o processo de aprendizado mais divertido e tranquilo.

Isso significa que, com o Duolingo, o usuário ganha pontos ao completar lições, passa de nível e enfrenta desafios como se estivesse em um jogo. Algumas atividades têm tempo de realização cronometrado, o que torna os exercícios bem estimulantes.

Outro ponto atrativo desse app é a personalização que adapta as tarefas de acordo com o seu perfil e jeito de estudar. Assim, novos recursos são desbloqueados aos poucos, conforme você avança e melhora seu desempenho.

Está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

2. Busuu

Com estrutura semelhante ao aplicativo anterior, permite aprender idiomas de diversas regiões de maneira dinâmica e animada. A vantagem é que as explicações sobre as línguas estrangeiras (das simples às mais complexas) são todas fornecidas em português.

As atividades do Busuu são desenvolvidas por linguistas profissionais, o que resulta em planos de estudo apropriados para diferentes necessidades. Também há uma comunidade online composta por milhões de usuários que atuam de maneira colaborativa.

Está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

3. Babbel

Com lições baseadas em diferentes níveis, do básico ao avançado, é a opção certa para quem quer falar outro idioma rapidamente. Isso porque o tempo médio para seus usuários dominarem uma nova língua estrangeira é de apenas 2 meses.

No Babbel, os diálogos englobam diversos assuntos para atrair o interesse de públicos variados. Isso significa que você pode estudar com base em discussões sobre cultura, negócios e viagens. Há, também, um sistema de reconhecimento de voz para quem deseja melhorar a pronúncia.

Está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

4. HiNative

Essa sugestão se destaca entre os aplicativos para aprender outro idioma por funcionar como um espaço para tirar dúvidas. Afinal, trata-se de uma plataforma colaborativa, onde pessoas de qualquer região podem conversar com os nativos da língua que desejam estudar.

As atividades do HiNative são estruturadas de forma parecida com os exercícios de livros. Assim, é comum que usuários acessem a ferramenta para fazer perguntas sobre gramática, comparar frases em diversos contextos e buscar o significado de termos pouco comuns.

Está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

5. Memrise

Se você já tem um pouco de conhecimento sobre determinada língua estrangeira e quer apenas aprimorar suas habilidades, esse é o app ideal. Isso porque o grande foco é fazer com que os usuários relembrem e memorizem palavras, frases ou expressões importantes — cada qual com o sotaque e entonação original.

Como boa parte das plataformas, o Memrise também conta com a colaboração de milhares de pessoas para incentivar a troca de conhecimentos e experiências. Inclusive, toda pessoa que acessa a ferramenta pode elaborar exercícios e disponibilizá-los para o restante da comunidade.

Tem versões para os sistemas operacionais Android e iOS.

Qual idioma eu devo escolher para estudar?

aplicativos para aprender outro idioma

Ficou claro que opções de apps não faltam para explorar diferentes línguas estrangeiras. Frente a tantas alternativas, é comum surgir a dúvida sobre qual delas aprender primeiro. Para responder essa pergunta, vale a pena avaliar alguns fatores, como:

  • difusão do idioma no mundo;
  • aspecto econômico e político;
  • proximidade geográfica.

Como você deve saber, o inglês e o espanhol permanecem entre os mais relevantes por serem um dos mais falados. Para os brasileiros, eles são atrativos por estarem presentes em regiões com as quais o Brasil mantém boas relações diplomáticas e comerciais — a exemplo do Canadá e de países do Mercosul.

Outro ponto fundamental para tomar a melhor decisão é considerar o plano que envolve a sua gestão de carreira. Assim, com base na graduação que você faz e nas áreas de interesse para atuar futuramente, é possível ter uma ideia de quais idiomas serão mais úteis.

Pesquise se determinada língua estrangeira é desejável no ramo de atividade que você pretende seguir ou se alguns idiomas costumam ser priorizados nas empresas que você admira. Dessa forma, poderá pensar em ações que complementem sua capacitação e mantenham seu perfil em destaque.

E então, deu para se animar e experimentar as ferramentas sugeridas? A melhor parte é que os aplicativos para aprender outro idioma podem ser consultados em qualquer lugar, a qualquer momento. Basta manter a versão atualizada em seu dispositivo preferido e estudar quando for oportuno.

aplicativos para aprender outro idioma

Caso tenha gostado deste conteúdo e pensa que ele pode ajudar outros estudantes, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Você também pode gostar