Como garantir uma renda extra na faculdade? 5 dicas para ganhar dinheiro

renda extra na faculdade
6 minutos para ler

Ter uma renda extra na faculdade é desejo de muitos universitários que não só querem ter mais tranquilidade para se dedicar aos estudos, mas, acima de tudo, mais autonomia e organização financeira ao longo da graduação.

Porém, poucos sabem o que fazer para alcançar esse objetivo sem comprometer a própria formação, uma vez que nem sempre é fácil conciliar a rotina entre trabalhar e estudar.

Por essa razão, trouxemos algumas alternativas que você pode colocar em prática para solucionar qualquer impasse e o principal: conquistar uma boa fonte de renda. Confira!

Qual é a importância da renda extra durante a faculdade?

Ter uma renda extra durante a faculdade é necessário por muitos motivos. Um bom exemplo é conseguir folgar o orçamento de casa e ter como pagar a mensalidade do curso (ou pelo menos parte dela) por própria conta.

Ela também é útil porque você tem como cobrir seus gastos durante a formação, como compra de livros, equipamentos, itens de papelaria e afins. Isso sem falar nos custos de trabalhos das disciplinas e até viagens para congressos acadêmicos.

Fora o que foi falado, essa renda extra ainda traz maior independência financeira, o que permite que você possa sair e ter seus momentos de lazer e diversão sem precisar recorrer aos pais.

Quais são as principais dicas para conseguir renda extra?

Abaixo, listamos cinco sugestões de atividades que podem gerar uma boa renda extra na faculdade. Elas envolvem hobbies, habilidades pessoais, interesses na faculdade e, inclusive, trabalhos na sua área de formação. Por isso, leia cada uma com atenção e reflita sobre quais delas se encaixam na sua realidade.

1. Faça um estágio

Já começamos com uma ótima alternativa: fazer estágio. Isso porque, dependendo do seu curso, é comum que surjam oportunidades para estagiar em companhias particulares e privadas já a partir do segundo semestre. E estamos falando daquelas que são remuneradas, hein?

Ou seja, ao mesmo tempo que dá para ganhar experiência na sua área e conhecer melhor a dinâmica do mercado de trabalho, você vai receber por isso. Inclusive, empresas de portes médio e grande também costumam ofertar alguns benefícios para os estagiários, como plano de saúde, seguro de vida, acesso gratuito a produtos/serviços da empresa etc.

Por isso, é importante dar atenção ao currículo desde o início da faculdade, investindo em atividades que o tornem mais atraente para os futuros processos seletivos. Por exemplo, fazendo vários cursos livres, ações de voluntariado, programas de extensão e projetos de iniciação científica.

2. Venda lanches

Você gosta de cozinhar e se garante na hora de preparar um novo prato? Então, é uma boa solução fazer e vender lanches como forma de renda extra na faculdade. Seus clientes podem ser seus colegas e funcionários da instituição, vizinhos e conhecidos da região onde mora, ou mesmo usuários de aplicativos de delivery.

O mais legal é que dá para preparar uma infinidade de coisas, como sanduíches, bolos, barras de cereais, sucos, vitaminas, quentinhas e o que mais a sua mente imaginar. Inclusive, dá para apostar em um segmento específico, como massas, comida vegetariana e/ou vegana, aperitivos light e/ou diet, doces livres de açúcar e glúten etc.

3. Ofereça monitorias

Para quem está ligeiramente adiantado no curso e mandou bem nos semestres anteriores, uma possibilidade interessante é oferecer monitorias a estudantes que estão em períodos abaixo ao seu. Por exemplo, se você é do terceiro ano, pode dar algumas aulas para o pessoal do primeiro e do segundo.

Isso porque é comum que alguns estudantes tenham dificuldade na matéria A ou B. Logo, alguém que domina o conteúdo e esteve recentemente no lugar que eles estão agora pode ajudá-los de maneira mais leve e adaptada às dificuldades que apresentam. Aliás, essas monitorias podem ser tanto individuais quanto em grupo.

4. Confeccione objetos artesanais

Se você pratica alguma atividade artística (como bordar, moldar esculturas, desenhar ou pintar), pode aproveitar para unir o útil ao agradável. Isto é, utilizar o que você sabe e gosta de fazer para criar objetos artesanais para venda. Por exemplo, cadernos, quadros, vasos, bijuterias, calçados, bolsas e por aí vai.

Na internet, a procura por materiais feitos à mão é grande justamente por eles serem mais exclusivos e personalizados. Portanto, dá para criar uma lojinha virtual, ou então usar as redes sociais para divulgar e comercializar o seu trabalho autoral. Que tal a ideia?

5. Trabalhe como freelancer

Uma última sugestão é trabalhar como freelancer. Isso porque há muitas atividades que podem ser feitas por quem não tem um diploma de nível superior e que ainda rendem uma grana legal no decorrer do mês, já que elas são pagas por cada jornada ou atividade realizada. Por exemplo, dá para:

  • administrar as redes sociais das lojas do seu bairro;
  • atuar como fotógrafo em eventos e/ou ensaios pagos (para formatura, casamento, batizado, chá de revelação etc.);
  • produzir materiais gráficos para eventos;
  • tocar em uma banda ou ser DJ em festas.
independencia financeira

Como essas dicas podem ajudar a garantir uma boa renda?

As dicas listadas são úteis porque, além de terem uma demanda frequente, você pode colocá-las em prática no seu horário livre, sem ter que afetar os estudos.

Afinal, quem quer ter uma formação de qualidade e um bom desenvolvimento profissional sabe que é muito importante conseguir manter a assiduidade nas aulas e a participação nas atividades acadêmicas, não é verdade?

Além disso, boa parte delas pode ser realizada a partir de casa, divulgada de forma online e entregue de diferentes formas (por exemplo, pelos Correios ou simplesmente por e-mail e serviço de armazenamento de dados na nuvem).

Ou seja, você tem mais praticidade e, de quebra, não precisa gastar diariamente com transporte e alimentação na rua — o que significa ainda mais economia.

Já as atividades presenciais são interessantes porque permitem que você faça networking, o que pode abrir as portas para novos trabalhos e até oportunidades de emprego.

Gostou da nossa lista de opções de como fazer renda extra na faculdade? Pois se inspire nelas para melhorar o seu orçamento pessoal e reduzir as preocupações que surgem por conta de dinheiro. Afinal, você merece focar e se dedicar ao máximo à sua formação sem aperreios, não concorda?

E como faculdade foi um assunto constante neste post, siga a gente no Facebook, no YouTube, no Instagram e no LinkedIn para ficar por dentro de como aproveitar sua experiência de calouro!

Você também pode gostar

Deixe um comentário