Os prazeres e desafios de ser o primeiro universitário da família

primeiro universitário da família
6 minutos para ler

Se você é o primeiro universitário da família, considere-se uma pessoa de sorte e motivo de orgulho para seus pais, irmãos e demais entes queridos. Isso porque o acesso à educação superior no Brasil alcança um grupo restrito.

Para se ter uma ideia de como ser um universitário em nosso país é um “privilégio”, em vez de um direito, dados recentes do relatório Education at a Glance, daOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD,) apontaram que apenas 21% dos brasileiros na faixa etária de 25 a 35 anos concluíram o Ensino Superior, enquanto a média dos outros 43 países pesquisados é em torno de 44%.

Com relação a níveis educacionais mais altos, como o mestrado e doutorado, o Brasil está entre as 3 piores nações ― 0,8% concluíram o mestrado e 0,2%, o doutorado (considerando a faixa etária de 25 a 64 anos).

Sobre o acesso à educação superior, a última Síntese dos Indicadores Sociais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa as condições de vida dos brasileiros, estimou que 32,7% dos jovens 18 e 24 anos estão cursando a faculdade.

Embora os números não sejam animadores, você teve coragem e conseguiu entrar na faculdade, o que fará uma enorme diferença para seu futuro profissional e pessoal! Mas não dá para negar que muitos desafios aparecerão. Então, acompanhe este artigo até o fim e saiba como desfrutar bem a vida universitária!

primeiro universitário da família

Os desafios para o primeiro universitário da família

Especialmente se você é um jovem de classe média, cursar a faculdade até o fim tem alguns desafios a serem superados. Veja quais são eles e prepare-se!

Pagar as mensalidades 

Um dos grandes desafios para os primeiros universitários da família é conseguir terminar a faculdade. Isso porque, de acordo com dados publicados no jornal Estado de Minas, a quantidade de desistências ou troca de curso equivale à metade do número de ingressantes.

Os motivos para isso são vários, mas, sem dúvida, a questão financeira é uma razão importante, visto que 88,2% das instituições são privadas (veja o Censo da Educação Superior). Logo, o pagamento das mensalidades é uma preocupação forte.

Estudar e trabalhar

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo faz parte da vida de muitos estudantes, e talvez seja a sua realidade também. Por isso, conciliar os estudos e a jornada de trabalho é um desafio até para sua saúde mental. Porém, se não há outra maneira, crie uma mentalidade positiva em relação a isso e pense que você é jovem e tem fôlego para enfrentar esse desafio.

primeiro universitário da família

Conseguir acompanhar as disciplinas

Aqui temos duas questões em pauta. A primeira é a organização para dar conta da infinidade de conteúdos tão diferentes do curso. A segunda, porém, é alarmante: a defasagem na escola que interfere e muito na compreensão das matérias. 

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, o Indicador de Analfabetismo Funcional 2018 aponta que apenas 34% dos estudantes universitários são considerados proficientes em para escrever e interpretar textos. Os demais têm algum tipo de deficiência. 

Esperamos que você não enfrente esse problema, mas, se notar alguma dificuldade, não hesite em procurar seus professores ou a coordenação do curso.

Conseguir os créditos para concluir o curso

Além da questão financeira, é preciso considerar outro aspecto: concluir todas as etapas com sucesso e conseguir os devidos créditos para concluir o curso. Então, você precisa ter atenção para não acumular dependências nas matérias (as famosas DPs) e cumprir toda a carga horária de estágios e atividades complementares. Não deixe para a última hora para ver isso, pois, do contrário, você pode se sobrecarregar e não dar conta do recado, o que pode levar à desistência.

primeiro universitário da família

As melhores práticas para ser um universitário de destaque

Os desafios apontados acima não tem o objetivo de assustar você, mas, sim, prevenir contra possíveis problemas a serem enfrentados. Porém, a ideia deste artigo é motivar você a se formar. Então, aí vão algumas dicas para que você conclua a faculdade com o maior sucesso.

Organize-se financeiramente

Para que você não se perca nas contas e consiga arcar com todas as despesas da faculdade, faça um planejamento financeiro. Essa é uma excelente estratégia para você conhecer seu orçamento, computar os gastos e definir metas que podem incluir até mesmo pequenos investimentos para seu futuro patrimônio.

Aproveite ao máximo as oportunidades de estudo

A faculdade oferecerá a você muitas oportunidades de aprimorar seus conhecimentos além da sala de aula. Por isso, engaje-se nos programas de atividades extraclasse, participe de eventos, acompanhe as atividades do diretório acadêmico do seu curso, confira as vagas de estágio e invista em cursos livres que ajudem no enriquecimento curricular. 

Defina uma rotina de estudos

Se você tem uma semana atribulada, é fundamental seguir uma rotina de estudos para não deixar nada para trás. Para isso, crie uma planilha com tudo o que é necessário estudar e divida esse tempo de acordo com as matérias mais densas, que certamente vão dar mais trabalho.

primeiro universitário da família

Ainda, evite passar muitas horas seguidas sobre os livros ou no computador e inclua nessa rotina tempos de descanso e valorize momentos de lazer para aliviar o estresse. 

Planeje sua carreira

A gestão de sua carreira é algo que precisa começar desde a faculdade, a fim de que você consiga calcular os passos necessários para atingir sua realização profissional. Então, desde o primeiro semestre, comece a pesquisar quais são suas áreas de mais interesse e, a partir disso, quais habilidades necessita desenvolver (especializações, falar idiomas, certificações etc.) e vá providenciando o que for possível, dentro de sua realidade.

Construa seu networking

Esta é uma das melhores partes da vida universitária: conhecer pessoas e fazer ótimos contatos. Além das amizades que você poderá levar para a vida, o networking é fundamental para que você consiga ótimas oportunidades profissionais, já que pode se aproximar de pessoas de destaque na carreira (professores, personalidades, especialistas do mercado). Dessa forma, você vai se tornando uma pessoa conhecida em seu meio e poderá crescer mais rapidamente.

primeiro universitário da família

Ser o primeiro universitário da família é uma grande responsabilidade, e você pode se tornar uma inspiração para que outras pessoas próximas busquem melhores oportunidades de vida. Além disso, sem dúvida, você será um grande orgulho para seus pais. Então, curta todos os momentos da vida universitária, que é uma das melhores épocas da nossa história!

Ah, e já que falamos em planejamento dos estudos, continue conosco mais um pouco e confira 6 dicas para conseguir elaborar uma rotina de estudos eficiente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário