O que é um artigo científico? Entenda sua importância e como fazer um bom trabalho!
O conhecimento do mundo é construído por inúmeros pesquisadores e pensadores. Para não virar bagunça, as pesquisas seguem uma padronização, tanto no método quanto na formatação e até mesmo nos canais de divulgação. Por exemplo, você sabe o que é um artigo científico?
Esse é um dos principais meios de compartilhar descobertas acadêmicas. Neste texto, confira as principais informações sobre o artigo científico e veja como produzir um, tornando-se um aluno protagonista em sua jornada de aprendizados!
O que é um artigo científico?
Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.
Então, é necessário que o artigo aborde temas relevantes para a comunidade científica. Além disso, você pode ter experiência com a redação acadêmica no trabalho de conclusão acadêmica da faculdade, o famoso TCC ou monografia. Nesse caso, porém, a produção pode ser mais extensa.
Qual é a sua importância?
Os artigos científicos são fundamentais para a disseminação e democratização do conhecimento científico. Isso sem contar que eles colocam toda a academia “na mesma página”, já que pesquisadores de diversos locais do Brasil e do mundo saberão o que está sendo feito e pensado em relação a determinado assunto.
Assim, os artigos são um motor para que novas pesquisas sejam feitas, colocando à prova resultados anteriores ou expandindo as descobertas encontradas. No que se refere ao trabalho da faculdade, fazer um TCC é excelente para que seja avaliada a capacidade de análise dos alunos, além de proporcionar a experiência de pesquisa acadêmica.
Como produzir um bom artigo científico?
Agora que você sabe o que é um artigo científico, veja só algumas dicas para produzir um!
Pense em um bom tema
O primeiro passo é pensar em um tema bastante específico e relevante. Você pode contar com a ajuda de um professor da sua área de interesse, que orientará a melhor forma de delimitar seu problema e definir uma hipótese, de onde você começará a pesquisa.
Reúna uma boa bibliografia
Também com a ajuda de um professor orientador, assim como da sua própria vivência acadêmica, é hora de reunir uma boa bibliografia e começar a revisão de literatura. Esse passo é fundamental em qualquer pesquisa, pois você precisa conhecer o “estado da arte” do seu objeto de pesquisa, isto é, tudo o que já foi feito sobre ele até ali.
Construa um esqueleto de ideias
Depois de estudar bastante e, se for o caso, realizar experimentos ou análises de acordo com o método científico da sua área, é hora de colocar a mão na massa e escrever. Para garantir o encadeamento lógico das ideias, faça antes um esqueleto para estruturar os principais pontos.
Tenha ética durante a escrita
Durante a escrita, nunca deixe de lado a ética acadêmica. Isso significa não plagiar ideias nem conclusões, muito menos colocar palavras na boca de ninguém. Então, busque a originalidade em suas reflexões e, sempre que citar o trabalho de outros pesquisadores, não invente nada falso e saiba onde terminam os argumentos de alguém e começa a sua interpretação.
Siga as normas da ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por padronizar as produções acadêmicas do país. Por isso, dê uma pesquisada nas normas da ABNT e siga à risca as orientações para a formatação do seu artigo científico.
Revise cuidadosamente
Por fim, revise cuidadosamente seu trabalho, tanto no que se refere à norma padrão da Língua Portuguesa — coesão, coerência, ortografia, pontuação etc. — quanto ao conteúdo da pesquisa. Se possível, peça para que um professor da área leia e dê um parecer antes de tentar publicá-lo em revistas científicas.
E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o que é um artigo científico? Como deu para ver, trata-se de uma importante produção textual, pois é por meio dela que a comunidade acadêmica mantém a comunicação para que a produção de conhecimento científico continue sempre aumentando.
Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir também os benefícios e desafios da pesquisa acadêmica para a sua carreira!