O que é business intelligence e como se especializar na área?

3 minutos para ler

O business intelligence (BI) combina análise empresarial com análise de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações na tomada de decisões. Deste modo, o BI possibilita uma visão abrangente do negócio, trazendo mudanças positivas e identificação de fraquezas, tudo isso através da mineração e análise de dados.

Esta prática surgiu originalmente na década de 1960, mas tomou forma na década de 80, junto com os modelos computacionais que tinham como objetivo transformar dados em informações.

Nos últimos anos, o business intelligence evoluiu e passou a incluir mais processos e atividades para melhorar o desempenho das organizações, como: Mineração de dados, Geração de relatórios, Benchmarking e métricas de desempenho, Análise descritiva, Consultas, Preparação de dados, etc.

Qual a importância do business intelligence?

O business intelligence pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões, uma vez que consegue, através da análise de dados, levantar informações preciosas para o negócio. Os chamados analistas de BI são profissionais capazes, por exemplo, de oferecer benchmarks de desempenho e concorrência, identificar tendências de mercado e até mesmo formas de aumentar o lucro da organização.

Como funciona o business intelligence?

Geralmente, as empresas desenvolvem um plano de metas por período. Para acompanhar o desempenho das mesmas e, além disso, investigar o que será necessário para atingi-las, as organizações contam com a ajuda de profissionais de BI. Estes coletam e analisam dados, em busca de respostas necessárias para a tomada de decisão no negócio.

O mercado de trabalho na área

O business intelligence está em constante evolução, acompanhando a tecnologia e as necessidades das empresas. Na medida em que as empresas entendem que a análise de dados pode desencadear melhores decisões, cresce a importância desse profissional no mercado.

Diversos setores, como varejo, seguros e combustíveis, já adotaram o BI, e outros farão o mesmo daqui para a frente, aumentando a demanda de vagas para esta área de atuação.

Como se especializar na área?

A Estácio oferece a especialização em Business Intelligence através de um curso de MBA que pode ser concluído em até 12 meses.

O curso apresenta os conhecimentos técnicos, teóricos e práticos para entender o mercado competitivo contemporâneo. Através dele, os alunos se capacitam para identificar o posicionamento das empresas no mercado e de seus competidores e clientes. Não ficam de fora o entendimento sobre as limitações das ferramentas de gestão tradicionais e a importância de um novo modelo de métricas como componente estratégico.

Confira o curso aqui e torne-se um profissional de BI!

(link: https://estacio.br/cursos/pos-graduacao/inteligencia-de-negocios-business-intelligence)

Você também pode gostar

Deixe um comentário