6 benefícios de praticar exercício físico na faculdade

6 benefícios de praticar exercício físico na faculdade
6 minutos para ler

Exercício físico é importante para qualquer pessoa, independentemente da idade. Para quem está na universidade, ainda mais relevante. Sabemos que a rotina é muitas vezes corrida. Existe a necessidade de conciliar o estágio, os estudos, os trabalhos de inúmeras matérias e também a pressão para estar com notas boas nas avaliações. No entanto, caso você tenha um bom planejamento e consiga inserir os exercícios em seu cronograma, certamente obterá muitos ganhos.

Neste material, explicaremos quais são esses diferenciais que poderão ser usufruídos por quem realizar essa prática. E acredite: não é necessariamente preciso ir à academia. Uma simples caminhada logo pela manhã já trará muitos ganhos. Confira!

1. Melhora na saúde física

O primeiro benefício é, claro, a melhora na saúde física. Quando você insere atividades físicas em sua rotina, você vai contar com mais fortalecimento muscular, de modo que aumente a massa magra e reduza o percentual de gordura. Também vai adquirir mais resistência aos músculos, uma vez que algumas atividades, como a musculação e a natação, contribuem para estimular a construção e a função muscular.

Um outro ganho que também possibilita melhoras na saúde física está relacionado ao fortalecimento dos ossos e das articulações. A partir do momento que você pratica mais atividades, como a caminhada, naturalmente vai reduzir os riscos de lesões e fraturas.

Outro ganho que pode ser mencionado é melhoria para a saúde cardiovascular. Quem pratica atividades regularmente impacta positivamente na pressão arterial, além de melhorar a circulação sanguínea. Exercícios também são importantes para reduzirem os riscos de doenças cardiovasculares de modo geral, como infarto, AVC e aterosclerose.

2. Aumento da energia e produtividade

Sabemos que a vida de um universitário conta com muitos desafios. Todos os semestres são matérias novas, muitos exercícios avaliativos, provas, trabalhos, além de haver a necessidade de conciliar os estudos com os estágios, sejam eles obrigatórios ou não. Com isso, a sensação de cansaço pode vir. Consequentemente, vai haver baixa de energia, baixa produtividade e tudo isso vai impactar nos resultados de suas avaliações.

Um dos pontos mais interessantes da prática de exercícios físicos é que eles contribuem para estimular a produção e liberação de endorfina. Trata-se do hormônio produzido pela hipófise, que tem ação analgésica. Ele contribui para promover ação de bem-estar mental e físico. Dessa forma, você vai se sentir mais motivado para exercer as suas atividades, vai estar mais relaxado e ter mais sensação de prazer, de autoestima e de autoconfiança.

3. Alívio do estresse e da ansiedade

Esse tópico está diretamente ligado com o anterior. Estresse é comum em diferentes fases da vida. Principalmente em períodos de maior tensão, como uma semana de provas. No entanto, caso ele seja contínuo e os níveis de ansiedade estejam sempre alto, é um sinal de alerta. Significa que existe a necessidade de você buscar por apoio e de realizar atividades que possam amenizar um pouco esses sintomas.

A atividade física, por liberar esses hormônios de prazer e bem-estar, também impactam diretamente para reduzirem o estresse. Em períodos de muito nervosismo, os exercícios são capazes de te levarem a um patamar de tranquilidade, pois as práticas contribuem para diminuir a produção e a liberação de cortisol e da adrenalina.

Banner do ebook manual de organização de rotina para quem estuda e trabalha

4. Estímulo à socialização

Socialização na universidade é sempre bem-vinda. Existem muitas formas de se aproximar de outros colegas, como alternativas de lazer, festas e demais atividades extracurriculares que podem ocorrer na faculdade. Os exercícios físicos também podem ser enxergados como uma alternativa para conhecer outras pessoas. Inclusive, é uma forma de ficar próximo de colegas de outras turmas, que talvez no dia a dia seja mais difícil ter um contato devido aos horários distintos das classes.

Para isso, uma alternativa interessante é mandar nos canais da faculdade do WhatsApp um comunicado de que há o interesse de se formar pequenos grupos para realizar as práticas de exercícios. As pessoas que se interessarem podem se juntar em um outro fórum, de modo que combinem dias, horários, quais são as atividades físicas que serão executadas, entre outros pontos.

5. Melhora na qualidade do sono

Muito se fala sobre a necessidade de um estudante contar com boas horas de sono para poder ter qualidade de vida, produtividade, além de contar com mais motivação para realizar os exercícios obrigatórios da faculdade. Com o objetivo de atingir esses diferenciais, algumas práticas são adotadas, como:

  • não focar em telas no período noturno, como celulares e TV;
  • utilizar o quarto apenas o descanso, deixando a parte dos estudos para um outro local;
  • não comer alimentos pesados ao longo da noite, entre outros.

Além de todas essas dicas, as práticas de exercícios físicos também auxiliam bastante para melhorar a qualidade do sono. Porém, é importante que as atividades sejam feitas de forma regular. Além de dormir melhor, você vai ter mais capacidade para se planejar, se organizar nos estudos, bem como terá mais controle sobre as suas emoções, uma vez que vai estar mais descansado e com menos estresse.

6. Aumenta a disposição

Quem não deseja contar com mais disposição para os estudos, não é mesmo? Não apenas para realizar as atividades universitárias, como também para ter mais disposição em sair com os amigos, de frequentar espaços com muitas pessoas, de frequentar eventos culturais, entre outros pontos. Todas essas atividades são fundamentais para que você reduza sintomas de ansiedade e esteja mais próximo das pessoas que você gosta.

Quando há prática de exercícios físicos, há liberação de dopamina, endorfinas e também de serotonina, o que contribui para aumentar a energia e reduzir a sensação de cansaço.

Se você tiver interesse em aprender mais sobre a ciência por trás da prática de atividades físicas, confira nosso curso de bacharelado em Educação Física e venha entender como nosso corpo se comporta quando nos exercitamos.

E então, o que achou de conhecer alguns dos principais diferenciais de praticar exercício físico durante a faculdade? O mais importante de se ter em mente é que todos esses ganhos só serão usufruídos se você tiver constância. De nada adianta praticar uma vez na semana e depois praticar novamente apenas daqui um mês. O ideal é contar com uma rotina bem estabelecida e cumprir com o que foi definido. Assim, você vai contar com uma vida mais saudável e com mais qualidade!

Deseja conferir ainda dicas de como estudar pelo celular? Elaboramos um material que vai auxiliar nesse sentido. Continue no blog e confira!

Banner do ebook aprenda a alavancar sua carreira e aumentar seu salário!
Você também pode gostar