Estácio e Rock in Rio Brasil 2024: impacto educacional e experiências que entram para a história
Chegando à sua 10ª edição em 2024, o Rock in Rio tornou-se um dos festivais mais inovadores do mundo, responsável por exaltar a pluralidade musical na nossa cultura. Não à toa, ele se consolidou não apenas no Brasil, mas também no exterior — com edições recorrentes, por exemplo, em Portugal.
Em paralelo ao sucesso comercial e ao impacto na economia, muitas marcas passaram a apoiar o evento e a fazerem ações dentro e fora dele. Uma delas é justamente a parceria com a Estácio, que há 10 anos é a Universidade oficial do Rock.
Histórico da parceria entre Estácio e Rock in Rio
Desde 2011, a Estácio e o Instituto Yduqs firmaram uma parceria com o Rock in Rio. O objetivo é mostrar como a educação é essencial para o surgimento de grandes ideias e eventos, e como a música e a arte podem dialogar de várias formas com o processo de formação de novos profissionais no país.
Incluir a experiência em um grande evento no currículo, é um diferencial que só a maior universidade do Brasil, a Estácio, em parceria com o Instituto Yduqs, pode oportunizar. “Proporcionamos uma experiência que impactará para sempre a vida dos universitários e os tornará diferenciados no mercado de trabalho. Ao oferecermos a prática, capacitamos e treinamos os estudantes, trabalhando em conjunto com profissionais do mercado. Nosso compromisso de gerar um impacto positivo no desenvolvimento da cultura e do esporte se reflete no apoio a grandes projetos.”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.
Na edição de 2024, a Estácio vai ter o estande “Experiências Entram pra História”. Além de ser totalmente acessível, será maior do que o da última edição. Nele, serão realizadas ativações e experiências exclusivas para o público do Rock in Rio. É o caso da Cabine de Brilho, do Flash Tattoo, do Game Estácio e do Lounge VIP Estácio. Este último é um espaço voltado para que alunos, formados, colaboradores e professores da Estácio recuperem o fôlego entre os shows, basta apresentar a carteirinha de estudante no app Estácio, foto do diploma ou o crachá para desfrutar do ambiente.
A Cabine de Brilho desta edição, 2024, contará com um espaço para duas pessoas, onde elas poderão se produzir com purpurinas. Vale lembrar que o material utilizado na ação é sustentável, e quem participar também poderá gravar um vídeo com a tecnologia glambot, similar aos vídeos produzidos no tapete vermelho. Já na Flash Tattoo, o público poderá eternizar sua experiência no Rock in Rio com um flash, que poderá ser feita com uma tatuadora que estará no próprio estande durante todos os dias de festival.
O estande também promoverá o Game Estácio, uma competição de perguntas de diversos temas para duas pessoas. O participante que responder corretamente a maior quantidade de perguntas será premiado com um brinde da Estácio.
Participação dos alunos da Estácio no Rock in Rio Brasil 2024
Na 10ª edição do Rock in Rio Brasil, haverá mais de 150 estudantes trabalhando diariamente na Cidade do Rock em diversas posições, como produção, audiovisual, fotografia etc. A seleção desses universitários foi conduzida através de um Processo Seletivo Exclusivo da área de Carreiras da Estácio e pela Personale, empresa especializada em recrutamento e seleção, com o suporte de 10 alunos de Psicologia da própria Estácio. Nessa vivência, os futuros psicólogos poderão opinar sobre o perfil dos candidatos, fazer observações, e assim colocar em prática o que aprenderam em sala de aula.
Mas não tem apenas esses alunos trabalhando, isso porque outros 48 universitários foram selecionados para atuar na TV Estácio com a criação de conteúdos pós-venda exclusivos para os patrocinadores do festival.
Desafios acadêmicos
Em uma ação pensada para envolver mais os alunos e proporcionar experiências que prometem “entrar para a História!”, a Estácio desenvolveu e realizou desafios com estudantes de diferentes graduações.
Desafio Seu Brilho no Rock in Rio
O Desafio Seu Brilho no Rock in Rio foi mais uma disputa realizada pela universidade. O objetivo aqui era selecionar não apenas alunos que assistiriam de perto às diferentes bandas que se apresentarão, mas trabalhar na cobertura do evento ao lado do time de conteúdo do RIR.
A seleção recebeu candidatos de todas as unidades Estácio espalhadas pelas cinco regiões do país. No fim, os quatro que tivessem os vídeos mais votados nas redes sociais venciam o embate.
Sua Estampa é Rock
Por fim, a instituição, em parceria com o evento, lançou mais um desafio acadêmico em 2024: Sua Estampa é Rock. A proposta dele foi a produção de uma ilustração personalizada e autoral para integrar a loja de produtos do festival.
Para isso, os universitários de Moda de três unidades foram convocados a participar. São eles: a do Tom Jobim (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), a do Centro Universitário Estácio de Goiás (Estação) e a do Centro Universitário Estácio do Ceará (Via Corpvs).
O desafio durou três meses e ainda contou com uma mentoria realizada pela equipe Rock Studios. No final, houve uma vencedora capaz de captar a essência do evento. Ela foi selecionada por uma banca formada pelos seguintes jurados:
- Cláudia Romano, vice-presidente da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs;
- Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World;
- Fernanda Keller, triatleta nacional;
- Marcos Bittencourt, empresário e responsável pela loja de produtos oficiais do Rock in Rio.
Desafio Flash Tattoo
O Desafio Flash Tattoo, por sua vez, engajou universitários no desenvolvimento de desenhos cheios de personalidade. Traços que serão opções de tatuagem disponíveis no estande da marca em todos os dias do festival. Ao todo, três ganhadores foram selecionados, Davi Ferreira dos Santos, Publicidade e Propaganda do SuperCampus – Maracanã, RJ, Kimberly Lima de Carvalho, Marketing Digital, Polo Tom Jobim, RJ e Gabriella Garcia Rakauskas, Publicidade e Propaganda da unidade Niterói, RJ.
Experiências práticas e desenvolvimento profissional
Com as atividades desenvolvidas na Cidade do Rock, na TV Estácio ou em parceria com a Personale, os estudantes terão a oportunidade de ganhar experiência prática em áreas nas quais desejam trabalhar e atuarão ao lado nomes que são referência no setor de grandes eventos.
Além disso, eles ainda exercitam o networking com pessoas de diversas formações e carreiras. Tudo isso contribui diretamente para o desenvolvimento profissional desses estudantes e para a correta capacitação deles para o mercado de trabalho.
Impacto no currículo e na carreira dos alunos
Ao atuar no Rock in Rio, o estudante poderá atualizar o seu currículo com uma experiência única de um evento reconhecido internacionalmente. Isso se torna um diferencial não só para os estudantes que estão em busca de estágios não obrigatórios, mas também para aqueles que procuram emprego.
Afinal, trabalhar no RIR requer uma capacitação técnica adequada e um perfil com competências e habilidades essenciais para a produção e a realização do evento. Portanto, essa experiência molda o início da carreira dos alunos e os prepara para o êxito profissional.
Para tanto, ela vai levar mais de uma centena de alunos para viver uma experiência imersiva durante o festival que vai render a eles não só boas memórias, mas principalmente um currículo de peso que vai abrir as portas para o mercado de trabalho. Afinal, a maior instituição do país sabe a importância de pensar no futuro dos acadêmicos.
Quer saber mais sobre essa parceria exclusiva entre Estácio e Rock in Rio? Então acompanhe a Estácio nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/estacio_brasil/