Como empreender na crise? Confira 7 dicas incríveis!

mulher pesquisando sobre como empreender na crise
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Em momentos de crise, mudanças no cotidiano são inerentes, especialmente quando temos de nos isolar fisicamente, como numa pandemia

Os desafios são grandes para empreender na crise. Por isso, sair da zona de conforto é essencial para acompanhar essas mudanças e ter novas ideias de negócio.

Se você ainda não sabe como empreender na internet, por exemplo, este artigo traz ideias de empreendedorismo incríveis e dicas para começar a sua nova jornada! Confira!

Afinal, é possível empreender na crise?

Sim! Muitas vezes, períodos de crise são ideais para começar novos negócios, porque exigem reinvenção somos forçados a mudar perspectivas. 

Se você vinha adiando um empreendimento, mas sabe que é a solução ideal, precisa focar e se perguntar: quais são meus objetivos e quais passos devo seguir para atingi-los? Este artigo traz 7 dicas para ajudar você nessa etapa!

Como empreender na crise: 7 dicas!

Para você dar o primeiro passo, a Estácio apresenta 7 dicas e ideias de empreendedorismo para empreender na crise! 

1. Explore os aplicativos de serviços

Segundo a Revista Exame, os aplicativos de serviços, como Ifood e Uber, representam, hoje, os maiores empregadores do Brasil, já que englobam mais de 4 milhões de autônomos em suas plataformas. 

Ao empreender em aplicativos de serviços, você tem acesso a algumas vantagens, como:

  • flexibilidade de horário;
  • autonomia;
  • diversidade de contatos;
  • recebimentos por produtividade.

Ainda em dúvida? Conheça as tendências atuais de mercado.

2. Aposte nas tendências do mercado

O isolamento social impulsionou novos hábitos de consumo e novas formas de se relacionar. Como, para milhões de pessoas, a interação restringiu-se às telas do celular e do computador, comércios de diversos setores tiveram de adaptar a forma de vender. Essa realidade trouxe novas tendências de mercado, destacando-se:

Consumo sustentável

As mudanças originadas na pandemia vieram para ficar. De fato, as pessoas passaram a valorizar mais o consumo sustentável, a se preocupar mais com a cadeia de produção das mercadorias e dos serviços que consomem. 

Por isso, para empreender na crise, investir numa nova ideia de negócio sustentável e em parcerias positivas e transparentes é o melhor caminho. 

Negócios digitais

Outra mudança significativa é o alto investimento visando a empreender na internet. As redes sociais, os aplicativos e os sites de e-commerce tornaram-se o principal meio de consumo ao longo da pandemia. Por isso, para empreender na crise, você precisa estar ligado às novas tendências tecnológicas.

No modelo de negócio digital, os investimentos em estrutura são menores, mas, em tecnologia, vão depender da demanda de seu empreendimento. 

Portanto, se decidir por edição de vídeos para loja on-line, por exemplo, precisará de um computador mais potente do que se se propusesse a prestação de um serviço como tradução de textos.

Por isso, para conhecer a área ideal para seu negócio digital, vale a pena investir em estudos mais aprofundados.

Investir em um e-commerce para vender seus produtos é uma  possibilidade de empreender na crise!

3. Invista em algo que você realmente domine

Antes de definir sua ideia de empreendedorismo, você precisa refletir sobre se realmente domina o conceito ou se ainda é um iniciante. Tal ação é fundamental para o sucesso de seu empreendimento. 

Se você já tem interesse por uma área, como a de maquiagem, por exemplo, você pode criar seus próprios tutoriais. Com poucos recursos, teria a estrutura básica para fazer vídeos: um celular, um tripé e uma fonte de iluminação. 

Porém, se ainda é iniciante, precisará investir em cursos e em seu aprimoramento, a fim de obter sucesso ao empreender na crise. 

4. Se planeje antes de tirar as ideias do papel

Depois de definida a área, é o momento de planejar como formatar seu negócio. Para tanto, deve ter em mente estratégias básicas que o ajudarão a enfrentar essa etapa com mais tranquilidade.

Seu planejamento deve responder a, pelo menos, 3 perguntas: 

  1. O que vou fornecer?
  2. Como vou fornecer?
  3. A quem fornecerei?

Ao responder a essas questões, você irá traçar o básico de seu plano, que deve incluir o planejamento de áreas, como marketing e finanças.

5. Aplique estratégias de Marketing Digital

Depois de planejar sua ideia de negócio, é essencial investir no Marketing Digital. Ele fornece as bases para compreender  atividades como, por exemplo:

  • criar conteúdo;
  • estabelecer relacionamentos; 
  • construir sua identidade na internet para vender produtos e serviços.

A fim de definir o perfil de consumidor ideal para seu negócio, você precisa entender suas reais necessidades, com o intuito de construir uma relação de confiança com seus clientes e parceiros. 

Desse modo, assim como todo usuário de um produto, a persona tem preferências, sonhos e problemas. Saber como entregar-lhe as melhores soluções é, portanto, a principal meta do Marketing Digital. 

Para entender melhor o universo do Marketing Digital, há cursos livres que cabem no seu bolso e vão ajudá-lo na definição de estratégias do seu negócio!

6. Procure uma área com bastante oportunidade de crescimento

Apesar da retração em alguns setores, outros cresceram durante a pandemia, como:

  1. Tecnologia da Informação: a área viu explodir a demanda por profissionais, em diversas funções, como analista de dados e desenvolvedor de software
  2. Profissionais da saúde: são sempre requisitados, independentemente da situação econômica e social. 
  3. Recursos Humanos e Recrutamento: área que possui grande demanda de profissionais. E, numa crise econômica que exige reestruturações, as oportunidades aumentam.

Para saber mais sobre as áreas mercadológicas em alta, pesquise e perceba qual mais se encaixa em seu perfil!

7. Entenda o segmento em que você vai adentrar

Para entender o segmento em que vai adentrar, você precisa compreender o contexto que ele integra. A pesquisa de mercado — concorrência, fornecedores, público-alvo — é o meio mais eficaz para identificar as especificidades do segmento escolhido.

Fazer uma pesquisa de mercado vai ajudar você a entender qual o segmento você vai adentrar no mercado.

Como empreender na internet?

A internet conecta pessoas ao redor do globo. Por meio de aplicativos, como Instagram e Whatsapp, por exemplo, é possível empreender na crise, a partir da internet, sem ter dor de cabeça! 

Além disso, há plataformas que conectam produtores e vendedores, os quais passam a divulgar (on-line) os produtos com que mais se identificam.

Porém, como em toda área, é preciso estar sempre buscando conhecimento sobre as melhores estratégias para empreender na internet. Por isso, lembre-se: estudar nunca é demais!

Por que os negócios tradicionais estão migrando para as redes sociais?

Os negócios tradicionais estão migrando para as redes sociais porque, na atual crise, os estabelecimentos precisam reagir investindo em sites, bons servidores, páginas em redes sociais, sistemas de delivery, a fim de garantir sua sobrevivência. 

Assim, como os hábitos têm mudado, os negócios tradicionais precisam se adaptar à nova realidade.

Como saber se estou preparado para empreender?

Para iniciar uma jornada, precisamos nos preparar, especialmente, através dos estudos. Para empreender na crise com sucesso, cursos como Administração, Empreendedorismo e Gestão e Empreendedorismo da Estácio, além de acessíveis, são fundamentais!

Aprofundar os conhecimentos na área em que quer empreender fará de você um empreendedor de sucesso!

Dicas extras: 2 ideias de negócios

Por fim, aqui estão duas ideias de negócios para você que está pensando em empreender na crise. Acompanhe!

Produção de conteúdo

Se você se identifica com alguma área e já sabe usar as redes sociais, aproveite para divulgar seu conhecimento através de vídeos e textos e empreender na internet. 

IMPORTANTE: mantenha-se sempre atualizado! No curso Gestão de Mídias Sociais, você encontrará dicas incríveis para melhorar o desempenho de seu negócio!

Cuidador de cachorros

Em alta, o mercado de pets vem ampliando as oportunidades de empreendedorismo e gerando novas ideias de negócio. Tanto para quem investe numa loja, quanto para quem presta serviços. 

Você pode ser um cuidador de cachorros cadastrando-se em plataformas que o conectem a donos de pets. Além de ganhar dinheiro, fará muitos amigos!

Agora que você já sabe como empreender na crise, o que acha de conhecer alguns cursos extras da Estácio? Clique aqui e saiba mais!

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