Dicas para quem está estudando à distância

5 minutos para ler

O avanço da pandemia de coronavirus mudou o cotidiano milhares de pessoas ao redor do mundo, trazendo uma série de restrições, entre elas: o distanciamento social. Para dar continuidade aos estudos, grande parte das instituições de ensino adotou um modelo de ensino que está se tornando cada vez mais popular, o ensino à distância.  

Apesar de ser uma mudança repentina, a flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar de casa fez com que os estudantes abraçassem a ideia e continuassem investindo em sua capacitação. Para tirar o melhor proveito do curso e fazer valer o investimento, foram enumeradas algumas dicas importantes que poderão ajudar na hora de manter o foco ou até mesmo começar essa jornada.  

1. Para escolher um curso à distância, certifique-se de que a instituição e o curso estão credenciados pelo MEC.  

Não há diferença entre o diploma EAD e o presencial, eles têm o mesmo valor. No entanto, somente cursos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) permitirão usar o diploma para conseguir vagas de emprego, dar prosseguimento aos estudos e concorrer em concursos públicos que exijam esse grau de formação. 

2. Verifique o local do polo de apoio à instituição  

O MEC determina, por lei, que no máximo 80% da carga horária do curso superior seja no formato a distância. O restante deve ser presencial, na própria instituição ou nos polos de apoio que ela oferece. Por esse motivo, é necessário ter fácil acesso ao polo, caso seja preciso, por exemplo, entregar um trabalho ou realizar alguma avaliação presencial. 

Procure saber a frequência com a qual ocorrem encontros presenciais na instituição, esta informação será importante na hora de administrar o seu tempo. 

3. Estudar à distância requer planejamento 

Os cursos à distância apesar de muito práticos e vantajosos, exigem dos alunos disciplina para cumprir boa parte da carga horária por conta própria. Por esse motivo, torna-se importante planejar os intervalos em que as aulas serão assistidas e as horas reservadas à execução de tarefas.  

Verifique se o seu curso conta com aulas ao vivo ou gravadas, deste modo, você poderá decidir melhor os horários em que se dedicará aos estudos. 

4. Prepare o seu local de estudo 

Apesar de poder estudar em qualquer lugar e por uma série de dispositivos, é aconselhável providenciar um local tranquilo e um equipamento eletrônico em boas condições para se dedicar às disciplinas. O mesmo vale para a conexão de internet, certifique-se de que você terá os meios para acompanhar às aulas. 

Reserve um espaço em casa ou em uma biblioteca, sempre que possível, evitando distrações (telefone, TV, conversas paralelas, etc.). 

5. Planeje o número de disciplinas ou módulos que você vai estudar 

É normal confundir e achar que o estudo online dá margem para o acumulo de atividades, uma vez que não é necessário estar presencialmente nas aulas. 

No entanto, a carga de conteúdos em cada disciplina pode ser pesada e exigir mais tempo do que você imaginava. Monte a sua grade de estudo com sabedoria e preserve o seu rendimento no curso. 

6. Seja participativo mesmo que virtualmente 

O ensino à distância proporciona encontros virtuais através de fóruns e chats, que são importantes e complementam o seu aprendizado. Verifique o ambiente de estudos disponível na sua instituição e faça uso dessa ferramenta. 

Esta também é um meio importante de tirar dúvidas, propor debates e discussões, fortalecer vínculos com professores e fazer networking.  

7. Tenha foco 

O ambiente virtual é repleto de armadilhas que levam a distração. Concentre-se no estudo e evite sites que não tenham relação com o seu aprendizado. É importante dedicar esse momento e abdicar das redes sociais e portais notícias ao menos durante às aulas.  

Enquanto estiver estudando, fique longe de sites e aplicativos que possam provocar distração e roubar seu tempo. 

8. Escolha uma faculdade legal para estudar 

Além da avaliação do MEC, é recomendável que a sua escolha leve em conta a estrutura da instituição de ensino. Nada melhor do que estudar com corpo docente qualificado e uma plataforma moderna com vídeos de alta definição e conteúdo interativo. Pensando nisso, disponibilizamos o catálogo de cursos da Estácio, confira aqui

Você também pode gostar

Deixe um comentário