DESAFIO EXPERIÊNCIA ESTÁCIO: AS CONQUISTAS DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO

2 minutos para ler

As mulheres só tiveram acesso ao Ensino Superior na época do Brasil Império, em 1887, mas você sabia que, na verdade, o acesso condicional foi dado alguns anos antes? Sim! Na época, o governo imperial permitiu a entrada feminina nas faculdades em 1879, mas a primeira matrícula só foi feita em 1887.

Um exemplo disso foi a história de Augusta Generosa Estrela, que se formou em medicina em Nova York em 1876 e, ao retornar ao Brasil foi proibida de exercer sua profissão.

Banner do ebook manual de organização de rotina para quem estuda e trabalha

Isso aconteceu por vários motivos, que vão desde a discriminação de gênero até a impossibilidade de frequentarem os melhores cursos preparatórios, dificultando a entrada no ensino superior e o desenvolvimento acadêmico. Na época, as candidatas solteiras precisavam da autorização de seus pais e as casadas precisavam de consentimento, por escrito, de seus cônjuges.

Com a expansão que ocorreu na universidade em 1970 é que as mulheres realmente começam a fazer parte de uma forma mais expressiva no ensino universitário no Brasil. Atualmente, segunda pesquisa do IBGE, existe uma tendência geral de aumento da escolaridade das mulheres em relação aos homens. Aqui na Estácio, por exemplo, dos nossos mais de um milhão de alunos, mais de 50% são mulheres!

Por isso, sabemos que o conhecimento é uma ferramenta importantíssima nessa jornada rumo à um mundo mais igualitário. E Ivone Caetano, primeira juíza e desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro, é a prova viva da luta pelo direito das mulheres. Bacharelada em Direito pela Estácio, Ivone afirma: “O saber, o conhecimento, é primordial para aqueles que querem vencer.”

Temos muito orgulho das conquistas das nossas alunas, como a Dr. Ivone. Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Conheça o Estrelas da Revolução, nosso curso sobre machismo estrutural: https://estrelasdarevolucao.estacio.br/

Banner do ebook aprenda a alavancar sua carreira e aumentar seu salário!
Você também pode gostar