Apresentação de trabalho: listamos 7 dicas para você arrasar

apresentação de trabalho
6 minutos para ler

Seja na licenciatura ou no bacharelado, muitos estudantes temem o período de provas, principalmente quando a faculdade reserva uma semana apenas para elas. Porém, quando o professor opta pela apresentação de trabalho como método de avaliação, a turma se divide: há aqueles com o dom da oratória e que adoram essa opção, enquanto outros têm o seu desempenho prejudicado pelo nervosismo e pela falta de preparo.

Há uma série de técnicas que você pode usar nesse momento para ter um melhor desempenho, como se preparar com antecedência, escrever um roteiro para a sua oratória e criar os slides de forma clara e objetiva. Assim, a sua apresentação será mais atrativa e você conseguirá se destacar perante o seu professor e os seus colegas de sala.

Pensando nisso, para ajudar você a preparar a melhor apresentação de trabalho da sua turma, neste post, vamos apresentar 7 dicas para você arrasar durante a sua exposição. Continue a leitura e confira!

1. Acerte na escolha do layout dos slides

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não está mais no Ensino Médio. Por isso, deixe de lado as fontes e fundos chamativos e aposte em um visual mais limpo e formal. Mas atenção: fuja do layout todo branco, pois pode passar a impressão de que você não se preparou ou que montou a apresentação com desleixo.

Ao escrever os textos, padronize o estilo e o tamanho da fonte. Como não dá para saber se toda a sua plateia enxerga bem, evite utilizar letras muito pequenas — porém, não exagere no tamanho, ok?

2. Utilize imagens e textos na proporção certa

A pior coisa que pode acontecer em uma apresentação de trabalho, para quem está assistindo, é ver o orador lendo os slides sem parar. Lembre-se de que eles devem servir apenas como um auxílio. Por isso, ao preparar o material, coloque somente as informações necessárias, separe-as em tópicos e utilize o negrito em palavras-chave. O ideal é que seja possível ler e compreender o conteúdo em poucos segundos.

Para deixar os seus slides menos cansativos e mais fáceis de entender, utilize imagens e gráficos. Porém, eles também precisam de cautela, principalmente em relação às cores de legendas, por exemplo.

Por fim, lembre-se de que os recursos visuais e citações devem ser formatadas atendendo às normas da ABNT.

3. Lembre-se da estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão

Assim como qualquer trabalho escrito, é preciso que a sua apresentação tenha um começo, meio e fim. Por isso, ao planejar a sua oratória e estruturar os slides, lembre-se de respeitar essa estrutura.

Na introdução, utilize alguns slides para apresentar o tema à sua plateia e explicar os conceitos necessários. No desenvolvimento, aprofunde-se em cada um deles, mas sem improvisos. Prepare-se para a exposição, para saber o que vai falar.

Na conclusão, finalize o seu trabalho encerrando os assuntos apresentados. Evite acabar a apresentação de repente, pois isso demonstra falta de preparo e de conhecimento.

4. Revise todas as informações e prepare um roteiro para a apresentação

Por fim, um dos passos mais importantes: revise com cuidado todas as informações inseridas na apresentação. Afinal, você não quer perder a credibilidade perante seus colegas e seu professor, caso algum dado esteja incorreto, não é mesmo?

Depois que você terminar de preparar, formatar e revisar os slides, é hora de montar um roteiro para a sua oratória. Essa é a melhor forma de afastar a ansiedade, pois o objetivo é saber com antecedência tudo o que você precisará falar.

Assim, estabeleça uma linha de raciocínio e, nela, relacione os tópicos a serem abordados, os conceitos que deverão ser enfatizados e os pontos centrais de sua apresentação. Se for um trabalho em grupo, aproveite esse momento para separar as falas de cada integrante.

5. Estude o conteúdo e pratique a apresentação com antecedência

Você pesquisou o assunto, preparou o trabalho, montou os slides e, portanto, deve conhecer o tema da sua apresentação de cor, não é mesmo? Ainda assim, reserve um tempo para praticar a sua oratória com antecedência. Lembre-se de que é preciso expor o assunto de forma natural e segura, e, para isso, precisará de treino.

Leia o roteiro com atenção, grife as partes mais importantes e, se possível, faça uma apresentação de teste para um amigo ou familiar. Peça um feedback, para saber se o seu trabalho está claro o suficiente para que possa ser entendido, e quais pontos podem ser melhorados.

Se o trabalho for em grupo, reúna-se com os seus colegas e procure ensaiar em conjunto, para que cada um possa entender perfeitamente o seu momento de fala.

Leve em consideração que você tem um limite de tempo para expor o seu trabalho, uma vez que, provavelmente, outros alunos também farão suas apresentações durante a mesma aula. Por isso, aproveite esse ensaio para garantir que não ultrapassará esse horário. Assim, ninguém sairá prejudicado.

6. Apresente o trabalho para o público sem medo

Um erro comum é apresentar o trabalho mantendo contato visual apenas com o professor, ou com um ou outro aluno. Lembre-se de que você está expondo a sua pesquisa para todos da sala e de que a mensagem deve ser transmitida para todo mundo ali presente.

Tenha atenção à sua postura, uma vez que você não estará se comunicando apenas verbalmente. Nunca dê as costas ao seu público, evite vícios de linguagem, utilize um tom de voz amigável e procure manter as costas retas, para demonstrar confiança sobre aquilo que está expondo.

O mais importante, nessa etapa, é não se deixar dominar pelo medo. Pense que, para progredir em sua carreira — seja ela qual for —, você precisará falar em público com frequência, principalmente para pessoas de cargos acima do seu.

7. Prepare-se para possíveis perguntas

Após a sua apresentação, é provável que o professor abra espaço para as perguntas. Por isso, para não ficar ainda mais nervoso ou sem saber o que dizer, prepare-se com antecedência para possíveis questionamentos.

Ao estudar o seu roteiro, comece a pensar sobre quais dúvidas os estudantes possam ter, ou o que o professor queira saber a respeito daquele assunto. Dessa forma, você conseguirá elaborar algumas respostas de antemão e se mostrará completamente preparado para aquela situação.

Como vimos, apesar de muito estudantes temerem a apresentação de trabalho para o resto da turma, com o preparo certo e dedicação, essa exposição pode ser facilmente realizada. Portanto, utilize o que você aprendeu neste post, pratique com antecedência e destaque-se por sua oratória!

Se você gostou dessas dicas, siga nossos perfis nas redes sociais e confira outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.

Você também pode gostar

Deixe um comentário