6 ferramentas de estudo que podem auxiliar na adaptação à faculdade

adaptação à faculdade
7 minutos para ler

Adaptar-se à rotina de estudos na faculdade é um grande desafio, especialmente para quem está iniciando a graduação. Afinal, as atividades acadêmicas demandam bastante tempo, foco e organização. Mas existem algumas ferramentas de estudo que vão tornar sua vida muito mais fácil.

Neste post, vamos apresentar 6 aplicativos e plataformas que vão não só ajudar você nessa fase de adaptação, mas também garantir um melhor rendimento nos seus estudos.

O período de adaptação ao começar a faculdade

As diferenças entre o Ensino Médio e faculdade são gigantescas. Por isso, essa fase marca um período de grandes mudanças na vida pessoal e acadêmica do aluno.

Quando o estudante passa no vestibular e é aceito em uma universidade, ele acredita que aqueles sentimentos de angústia, de ansiedade e de nervosismo da etapa preparatória passariam. Mas não é isso o que acontece.

Devido às muitas responsabilidades e às novidades da graduação, esse período de adaptação pode trazer à tona sensações bem desagradáveis. A situação é ainda mais complexa se o estudante sai da casa dos pais e muda-se para outra cidade.

Por outro lado, essa é uma grande oportunidade de amadurecimento. Com dedicação, organização e responsabilidade, o calouro consegue desenvolver habilidades profissionais, pessoais e interpessoais muito importantes para a sua vida.

Para passar por essa fase de ansiedade sem perder o controle, existem muitas ferramentas que ajudam a organizar o seu tempo, as matérias da faculdade e a sua rotina de estudos, além de fornecer insumos para as suas pesquisas. E é sobre essas aplicações que vamos falar agora!

6 dicas de ferramentas de estudo que podem ajudar você na faculdade

A internet é repleta de plataformas e de aplicativos que ajudam a nos organizar e são fontes de muitas informações úteis, especialmente para quem cursa uma faculdade.

Então, confira estes recursos e experimente baixá-los em seu smartphone ou computador. Você perceberá que alguns serão úteis não só na universidade, mas também na sua carreira profissional!

1. FastFormat

Um dos grandes desafios na vida de um estudante universitário é formatar seus trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Fontes, espaçamentos, referências bibliográficas, margem, folhas de anexos e outros detalhes precisos são bem trabalhosos.

Já pensou se houvesse uma ferramenta que fizesse isso tudo automaticamente? Sim, ela existe e chama-se FastFormat. Com ela, dissertações, artigos científicos e TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) podem ser facilmente formatados. Além da ABNT, a plataforma fornece padrões de formatação de diferentes universidades e instituições educacionais. Além disso, a ferramenta tem funções de:

  • revisão de texto para erros gramaticais e de estilo;
  • banco de referências;
  • trabalho colaborativo;
  • anotações e comentários;
  • histórico de versões;
  • armazenamento em nuvem.

O serviço é gratuito e, para utilizá-lo, basta criar uma conta ou usar suas credenciais do Facebook ou do Google ao fazer o login.

2. Trello

O Trello é conhecido como uma das ferramentas mais eficientes de gerenciamento de projetos e de tarefas. Organizado em quadros e em listas de cartões, ele adota o método kanban para organizar as informações, muito semelhante a post-its colados em um painel.

Com características bem ajustáveis, ele adapta-se às necessidades de cada usuário. Sua flexibilidade é tanta que ele pode ser usado para organizar os estudos, planejar viagens, gerenciar tarefas do dia a dia e montar grades de horário.

Suas principais funções são gratuitas. O aplicativo pode ser acessado pelo navegador em sua versão web. Mas também há versões para iOS, Android e Windows 10.

3. TedEd 

TED é uma organização sem fins lucrativos que organiza talks (ou palestras) a fim de compartilhar ideias inspiradoras. Um dos braços do projeto é o TedEd, direcionado à educação.

Ao acessar o site, entre na aba orientada a estudantes. Nesse portal, você encontrará diversos vídeos organizados por disciplinas. Para motivar seu aprendizado, há também questões nos vídeos que podem ser respondidas com o objetivo de avaliar seu rendimento.

4. OneNote

Uma das grandes dificuldades dos estudantes universitários é organizar tantas anotações de diferentes aulas. É claro que o caderno é uma ferramenta tradicionalmente eficiente, mas ele já tem sua versão digital com funções muito aprimoradas: é o OneNote, desenvolvido pela Microsoft.

Podemos afirmar que o OneNote é um caderno digital com funções incríveis. Ele é divido em blocos de anotações, seções e páginas. As seções, por sua vez também podem ser agrupadas. Assim, fica muito fácil organizar suas disciplinas de forma lógica.

As páginas do OneNote permitem que você digite, escreva à mão (usando uma S-pen, por exemplo), faça desenhos, cole imagens, construa gráfico, insira planilhas do Excel e anexe documentos. Você pode, por exemplo, anexar páginas de uma apostila em PDF e fazer anotações por cima do documento digital.

O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível em sua versão web e para as plataformas Android, iOS e Windows 10, é claro.

5. Evernote

Ao passo que o OneNote é um caderno digital perfeito, o Evernote complementa o trabalho como um repositório de documentos, informações e notas. É claro que ele também pode ser usado para fazer anotações, mas seu ponto forte está na sua capacidade de coletar e de organizar dados para que sejam facilmente encontrados depois.

Em pouco meses de atividades na faculdade, você já vai perceber o grande volume de informações que vai receber, sejam relacionadas às disciplinas ou não. Então, a ideia é usar o Evernote e guardar todos esses registros. O aplicativo mobile já vem com um scanner integrado que facilmente captura as imagens.

ferramentas de estudo

Quando precisar encontrar qualquer registro, é só usar a função de busca do app e “voilà”, tudo vai estar a apenas alguns cliques de alcance. As informações ficam organizadas em um sistema de cadernos e notas, simples assim.

O serviço é gratuito e está disponível na App Store e no Google Play. Mas você descobrirá todo o potencial do aplicativo na loja da Microsoft para usar no desktop. Não podemos nos esquecer também da versão web, útil especialmente em emergências.

Vale ressaltar que a versão gratuita não dá suporte à sincronização entre 3 ou mais dispositivos e não permite armazenar cadernos offline. Porém, se você tiver sempre uma conexão com a internet, isso não será um problema.

6. Google Calendar

Uma das ferramentas mais usadas e eficientes para você gerenciar seu tempo é o Google Calendar. Se você for um usuário Android, provavelmente já o tem instalado em seu smartphone. Então, é só usar!

O calendário do gigante das buscas organiza todos os seus compromissos em um painel colorido, dinâmico e intuitivo. Você pode reagendá-los apenas arrastando os quadros. Não deixe de explorar os recursos da assistente virtual e fazer agendamentos via comando de voz, o que facilita bastante o dia a dia.

Todas as funções são gratuitas, é claro. Além do Android, o app também está disponível para iOS e, no computador, você pode acessar a agenda pelo browser.

Você ainda vai encontrar muitas boas sugestões de ferramentas de estudo, mas o ideal é não distribuir suas informações em tantos aplicativos diferentes. Isso pode fazer você perder o foco e acabar não encontrando seus registros quando precisar deles. Por isso, escolhemos apresentar aqueles mais importantes e adaptáveis aos diversos métodos de aprendizagem.

Gostou das dicas? Então, cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos exclusivos que vão ajudar nessa jornada empolgante e recompensadora do ensino superior!

Você também pode gostar

Deixe um comentário