Administração na Estácio: opte pelo melhor curso para a sua graduação

7 minutos para ler

Decidir que quer cursar Administração na Estácio é um passo muito importante, ainda mais quando você está naquela expectativa para fazer o vestibular, entrar na faculdade e ter um diploma que o permita ter uma carreira estável e bem-sucedida — algo que, inclusive, é o grande desejo dos seus pais.

Porém, ao optar por uma área tão rica em possibilidades como essa, é normal que surjam algumas dúvidas sobre como se dá, na prática, a formação de um futuro administrador e quais são as perspectivas do mercado de trabalho. Por esse motivo, preparamos este post para responder aos seus questionamentos. Confira!

Afinal, ainda vale a pena fazer graduação em Administração?

Essa é uma pergunta que muita gente se faz por ver pessoas que não são formadas em Administração abrindo comércios ou até mesmo chegando a cargos de chefia ou direção em algumas companhias. Porém, não se deixe enganar, viu? O resultado disso está longe de ser positivo! Como mostrado no relatório de Sobrevivência das Empresas no Brasil, elaborado pelo Sebrae, 23,4% das empresas fecham as portas em até dois anos de existência.

Sabe qual é o motivo constatado pelo instituto para o fracasso dessas organizações? A falta de profissionais que entendam sobre plano de negócios, legislação trabalhista, gestão de investimentos e recursos financeiros e afins. Ou seja, a ausência de administradores.

Portanto, se graduar na área sempre valerá a pena, pois é essa a formação que o qualifica para comandar diferentes empreendimentos e garantir que eles tenham o retorno esperado em lucro, crescimento e expansão de negócios.

Entenda mais sobre o mercado de trabalho em Administração

O profissional formado em Administração pode atuar, basicamente, em qualquer local. Isso se explica porque tanto organizações públicas quanto privadas, independentemente de qual seja o porte delas, lidam com gestão de orçamento, funcionários, serviços, logística etc. Ou seja, é um mercado que tem muitas alternativas de trabalho. Além disso, o administrador pode segmentar a carreira dele em diversos segmentos, como:

Gestão de Recursos Humanos

Ramo que controla os processos de recrutamento e seleção das empresas, realiza treinamento de funcionários, define programas de incentivo para colaboradores, cuida de questões sindicais etc.

Planejamento do orçamento público

Ramo voltado para o poder Legislativo, sendo responsável por estabelecer, controlar e fiscalizar o uso do orçamento disponível para prefeituras, secretarias, pastas do Governo etc.

Comércio exterior

Ramo em que administradores ficam a cargo de fechar negócios internacionais com parceiros, fornecedores e consumidores finais em outros países, assegurando que as companhias em solo nacional tenham um bom retorno financeiro com as exportações.

Logística

Ramo que define desde processos da linha de produção até a distribuição de bens e serviços para que as organizações comerciais (especialmente indústrias companhias do varejo e empresas de e-commerce) reduzam custos, diminuam o tempo de atendimento do cliente e aumentem a lucratividade.

Conheça mais sobre o curso de Administração na Estácio

Aspectos do curso e matriz curricular

O curso de Administração na Estácio é oferecido no formato de bacharelado com duração mínima de quatro anos. Isso significa que a sua formação tem um aspecto generalista, na qual você vê conteúdos tanto teóricos quanto práticos que abordam o máximo possível das diversas atividades e funções exercidas na rotina de um administrador.

Prova disso é que a grade curricular dessa graduação é bastante atualizada e traz disciplinas alinhadas com as necessidades do mercado, com foco em três temáticas: finanças, economia e gestão administrativa.

Para completar, ainda há matérias que exploram a capacidade de empreender com novas iniciativas comerciais e comandar um negócio próprio, uma vez que muitos profissionais da área optam por esse tipo de empreitada quando formados.

Ou seja, a matriz curricular é realmente pensada para proporcionar o máximo de conhecimento e capacitação técnica. Abaixo, você confere algumas das disciplinas que verá ao longo dos oito semestres:

  • Contabilidade Geral;
  • Princípios da Gestão;
  • Economia Empresarial;
  • Teoria das Organizações;
  • Estatística e Probabilidade;
  • Matemática Financeira;
  • Inovação e Empreendedorismo;
  • Cultura Empreendedora;
  • Análise de Mercados e Projeção de Cenários;
  • Mercado Financeiro;
  • Gestão de Micro e Pequenas Empresas;
  • Gestão de Custos Logísticos;
  • Análise de Investimento;
  • Legislação Fiscal, Trabalhista e Previdenciária;
  • Ferramentas Digitais Aplicadas à Gestão;
  • Plano de Negócios.

Modalidades da graduação em Administração na Estácio

Por fim, vale comentar que, pensando em você, a Estácio disponibiliza o curso de Administração em duas modalidades: a presencial e a EAD. Isso porque muitos alunos estão habituados ao ensino tradicional em que contam com aulas de segunda a sexta, em horários predeterminados e que ocorrem em um espaço físico da própria instituição.

No entanto, como sabemos, nem todos os estudantes têm a mesma rotina. Muitos, por exemplo, já trabalham (às vezes, com turnos alternados ao longo da semana) ou moram distantes da faculdade (em alguns casos, até em outras cidades). Portanto, para esses jovens, fica inviável acompanhar uma graduação presencial, não é verdade?

Por isso, o curso de Administração EAD funciona como a solução perfeita para que eles possam ingressar no ensino superior, já que as aulas são online e os conteúdos didáticos debatidos pelos professores ficam disponíveis virtualmente.

Dessa forma, você otimiza o seu tempo livre, tem uma maior flexibilidade para montar o cronograma de estudos que mais se encaixa à sua realidade e, de quebra, conta com todo o suporte da instituição (biblioteca digital, tutoria para acompanhamento do seu aprendizado no ambiente virtual e mais de 500 polos de educação em todo o país).

Como escolher o melhor curso de Administração para você?

Escolher o melhor curso de Administração é indispensável para ter uma boa formação e, assim, alcançar uma carreira sólida. Por isso, é importante avaliar o que a instituição de ensino tem a oferecer para você. Um bom começo é se informar a respeito do corpo docente dela. Tenha em mente que professores com mestrado e doutorado não só têm uma melhor didática e uma maior bagagem teórica, como também são pesquisadores da área.

Outra sugestão é pesquisar se a faculdade conta com laboratórios voltados para os alunos dessa graduação. A Estácio, por exemplo, conta com o Laboratório de Práticas em Gestão, no qual os estudantes desenvolvem atividades de extensão acadêmica, projetos de iniciação científica e ainda prestam serviços de consultoria empresarial para o público.

Viu só como o curso de Administração na Estácio é planejado para que você se desenvolva como um excelente profissional da área? Portanto, faça o seu vestibular ou ingresse com a nota do Enem para adquirir o conhecimento necessário para empreender e atuar em organizações públicas e privadas dos mais diferentes setores!

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre essa graduação e o mercado de trabalho para um administrador? Então já sabe: assine já nossa newsletter!

enemPowered by Rock Convert
Você também pode gostar